Nampula (Moçambique), 13 Jul (AIM) – A Frelimo, partido no poder, escolhe, próximo domingo (16), os oito cabeças-de-lista que irão disputar as eleições autárquicas de 11 de Outubro na província de Nampula, o maior circulo eleitoral de Moçambique.
Anunciou o facto Celso Correia, membro da Comissão Politica e chefe da brigada central da Frelimo de assistência à província de Nampula onde trabalha desde esta quinta-feira.
Correia escusou-se a avançar os nomes dos pré-candidatos, mas adiantou que são 24 militantes do seu partido que irão às eleições internas.
“Em Nampula as eleições internas vão decorrer nos Comités de Zona para os cabeças-de-lista e os restantes integrantes das mesmas no domingo. A nossa expectativa é que o processo decorra com transparência. Este processo começou na base, os candidatos passaram por um escrutínio a vários níveis, naturalmente com a emoção como é característico, em processos democráticos”, disse.
Em relação aos números, Correia explicou que tudo será em consonância com as directivas do partido.
“Estamos num processo dinâmico e vai, com certeza, fortalecer aquilo é o espírito e as energias e a nossa proposta, sobretudo que levaremos para a população de Nampula nas próximas eleições. Para cada uma das oito autarquias vamos ter três pré-candidatos, a ansiedade e expectativas são grandes”, admitiu.
O dirigente partidário disse acreditar na vitória da Frelimo, pelo trabalho feito, aprendizado e a vontade de trazer as autarquias de volta.
“Existe vontade e a maturidade democrática dos munícipes elevou-se. Portanto, saberão melhor quem escolher e certo para cinco anos diferentes”.
Existem nesta província oito autarquias, nomeadamente Nampula, Nacala, Angoche, Monapo, Ribaue, Ilha de Moçambique, Malema e Mossuril.
(AIM)
RI/sg