Maputo, 21 Jul (AIM) – As autoridades municipais da cidade de Maputo, a capital moçambicana, poderão iniciar ainda este ano a construção de uma nova estrada no distrito municipal da Katembe.
A estrada deverá ter uma extensão de cinco quilómetros contando a partir do bairro de Chamissava, passando pela Aldeia de Reassentamento até a Avenida Metical.
Falando quinta-feira, na Katembe, por ocasião da visita de trabalho `aquele distrito municipal, o Edil de Maputo, Eneas Comiche, revelou que neste momento aguarda-se pela conclusão do projecto de engenharia.
“[…] está prevista a conclusão do projecto de engenharia da nova estrada da Katembe que irá servir toda margem oeste do distrito municipal e que se estenderá desde a estrada agora beneficiada até o limite sul do distrito onde será instalado o novo aterro sanitário da Katembe” disse o Edil num comício no local.
Comiche assegurou tratar-se de uma infra-estrutura de longa duração resiliente a eventos naturais extremos.
“A estrada será em asfalto betuminoso e vai ser feita de modo a que resista a chuvas e fortes correntes de água. Será uma estrada para durar com a previsão de lançamento da obra até o final deste ano”, anotou.
Na ocasião, foram expostos os principais desafios daquele distrito municipal que passam essencialmente pela aceleração do processo de emissão de Direitos de Uso e Aproveitamento de Terra (Duat’s), promoção de projectos de auto-emprego para jovens, e melhoria das vias de acesso.
Os reptos do município passam inclusivamente por “aumentar o número de autocarros de transporte público em circulação, principalmente no período nocturno, melhorar a iluminação pública, criar paragens e terminais oficiais e construir ecopontos para deposição de resíduos sólidos urbanos”.
(AIM)
CC/mz