Maputo, 23 Ago (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje que a realização das sextas eleições autárquicas, agendadas para 11 de Outubro próximo, deve ser um momento de celebração da cultura de Paz, de reconciliação e de tolerância.
Segundo Nyusi, este acto democrático (o das eleições) é fundamental para a consolidação da unidade nacional, por isso apela à participação massiva de todos os eleitores inscritos nesse acto de exercício democrático.
“Apelamos para que as eleições autárquicas sejam um momento de festa e de celebração da nossa cultura, a cultura de paz, de reconciliação e de tolerância”, afirmou, acrescentando que deve ser, igualmente um momento de convivência sã entre os munícipes.
O Chefe de Estado moçambicano falava no município da Matola, província meridional de Maputo, na abertura oficial do XI Festival Nacional da Cultura, que decorreu sob o lema: “Cultura, a Força que Une a Nação Rumo ao Desenvolvimento”.
Apelou ainda aos fazedores da cultura para que sirvam de exemplo para a sociedade sobre as boas maneiras de conviver com as diferenças.
Para as eleições autárquicas de Outubro próximo a Comissão Nacional de Eleições (CNE) aprovou 21 forças políticas que irão participar na corrida eleitoral, contra os 31 partidos previamente inscritos.
Neste momento, decorre o processo de formação de agentes eleitorais que irão garantir a difusão de mensagens de educação cívica a cidadãos eleitores residentes em cada uma das 65 autarquias, entre outras actividades eleitorais.
(AIM)
SC/dt