Bamako, 08 Set (AIM) – Pelo menos 49 pessoas foram mortas por um grupo armado terrorista, na cidade de Gao, nordeste do Mali.
O crime é atribuído a uma facção denominada “militantes islâmicos” que atacou um barco no rio Níger.
O facto foi anunciado pelo governo interino que disse que os militantes islâmicos atacaram, igualmente, um acampamento do exército maliano, matando pelo menos 15 soldados.
O confronto resultou igualmente na morte de cerca de 50 militantes islâmicos.
O governo maliano declarou três dias de luto nacional.
Segundo a BBC, a cidade de Timbuktu, no norte do Mali, está sob bloqueio desde o final do mês passado e houve vários outros ataques recentes aos transportes.
Falando em anonimato, um operador de navio disse que a embarcação foi alvo de pelo menos três foguetes que tinham como objectivo atingir os motores da embarcação que foi imobilizada no rio e o exército entrou para evacuar passageiros.
Mali é governado por uma junta militar desde 2020.
Houve um enorme apoio popular a favor da junta quando tomou o poder após protestos em massa contra o então presidente Ibrahim Boubacar Keïta.
Uma insurgência com ligações à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico se enraizou no norte do Mali em 2012. Desde então, os militantes islâmicos ganharam terreno, espalhando-se pela região do Sahel até as nações costeiras da África Ocidental.
(AIM)
BBC/ZT/mz