Maputo, 30 Nov (AIM) – Cerca de 270 estudantes do Ensino Secundário, Universitário e Técnico-Profissional das comunidades de Chiúre, Balama e Montepuez, na província de Cabo Delgado, região norte, vão beneficiar de Bolsas de Estudo para estudar no exterior no próximo ano.
A iniciativa intitulada “Empoderamento Pessoal e Académico dos Jovens” foi lançada na última semana pela ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em nome da Área 4 em Palma, Cabo Delgado, e vai ser implementada através de uma organização denominada Tsemba Life.
“A educação é um elemento fundamental da estratégia de investimento comunitário da Área 4, e continuaremos a trabalhar com as nossas co-empresas, autoridades locais e parceiros comunitários para apoiar um maior acesso à educação em Cabo Delgado” disse Arne Gibbs, director geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada falando na cerimónia de lançamento da iniciativa.
“Este é um investimento crítico que irá proporcionar acesso à formação académica e desenvolvimento social aos jovens das várias comunidades. O futuro de Cabo Delgado está nas mãos dos jovens de hoje”, apontou.
O programa tem como objectivo reduzir a taxa de abandono escolar e simultaneamente dotar os estudantes de competências para o seu sucesso pessoal e profissional.
Na ocasião, a directora Geral da Tsemba Life, Tina Mucavele, destacou que a iniciativa vai melhorar as oportunidades para o futuro dos jovens.
“Estamos gratos pela colaboração das instituições de ensino que demonstraram vontade de colaborar com a Tsemba Life. O nosso objectivo é apoiar a educação de 270 jovens entre os 12 e os 25 anos de idade em Cabo Delgado para melhorar as suas oportunidades para o futuro”, referiu.
O Programa de Bolsas de Estudo para Jovens da Área 4 para Cabo Delgado baseia-se na estratégia de investimento comunitário do Rovuma LNG para o distrito de Palma, que se centra na educação, saúde, agricultura e inclusão socioeconómica das comunidades anfitriãs circundantes.
O lançamento da iniciativa contou com as autoridades governamentais locais, líderes escolares, sociedade civil, entre outros.
(AIM)
CC/sg