Maputo, 30 Nov (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, participa sexta-feira e sábado, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP28.
O evento, que vai decorrer sob o lema “Unir, Actuar, Entregar Resultados” é um marco na agenda climática mundial da presente década, que estará centrada na apresentação do primeiro balanço global dos progressos mundiais em relação às metas do Acordo de Paris, adoptado em 2015, na COP21.
Durante a Cimeira, segundo um comunicado da Presidência da República enviado hoje à AIM, Nyusi irá partilhar a posição de Moçambique em relação à transição energética e abordar as experiências em curso nas áreas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
De igual modo, o Presidente da República irá presidir, no Pavilhão de Moçambique, dois eventos paralelos sobre as “Oportunidades de Investimento na Energia de Moçambique” e sobre “Progressos e Limitações na Implementação do Quadro de Sendai sobre a Redução de Riscos de Desastres e Adaptação às Mudanças Climáticas”, respectivamente.
O Presidente Nyusi vai, igualmente, presidir, no Pavilhão de África, um painel sobre o aumento do financiamento do programa “Sistema de Aviso e de Acção Prévia para Ameaças Múltiplas (AMHEWAS): Um Caminho para a Construção Acelerada de Resiliência e Redução de Perdas em Desastres”.
A COP28 acolhe dirigentes de 198 Partes e conta com a presença de mais de 30 mil delegados.
(AIM)
dt/sg