Maputo, 01 Fev (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que as Forças de Defesa e Segurança (FDS), o Gabinete Central de Combate à Droga e todas as instituições relevantes estão fazer a sua parte “com significativo sucesso”, embora não seja total, no combate ao tráfico de drogas em Moçambique.
Nyusi defendeu o posicionamento na manhã desta quinta-feira, em Maputo na abertura do Ano Judicial 2024, que teve lugar sob o lema “Reforçando o Papel do Judiciário no Combate ao Tráfico de Drogas”.
“As Forças de Defesa e Segurança estão fazer a sua parte, as organizações também, incluindo o Gabinete Central de Combate a Droga. Estão a fazer a sua parte com significativo sucesso, e não total”, disse o chefe de Estado na ocasião.
O estadista aproveitou a oportunidade para destacar o papel das FDS e de outras organizações, exortar a sociedade como um todo, a dar o seu contributo no combate ao mal.
“Para o bem do país, cada um de nós na sua área de actuação dê a sua contribuição activa para um Moçambique livre das drogas, um mal que pretende carcomer a nossa sociedade”, disse Nyusi.
Para o Chefe de Estado “o drogado e o promotor da droga, por mais simpáticos que sejam, não devem ter contemplações no nosso sector da justiça”. Por isso, apela ao poder judicial “a exercer o seu papel sempre com independência, imparcialidade e dentro da competência de cada um”.
Nyusi disse que o lema escolhido para o presente ano significa que se pode “contar com a pronta colaboração do judiciário”, uma vez que este tem sido o apanágio do poder judicial dar o seu contributo para o desenvolvimento do país e para constante harmonia e coesão social em diferentes frentes.
(AIM)
CC/