Maputo, 14 Fev (AIM) – A Procuradora Geral da República, Beatriz Buchili, conferiu posse esta quarta-feira (14), em Maputo, ao novo Procurador Chefe Provincial de Nampula, Oswaldo Rafael, a quem desafia a dar o seu máximo no combate à criminalidade organizada e transnacional.
Buchili apontou particularmente o combate ao terrorismo e seu financiamento, tráfico de drogas, branqueamento de capitais, corrupção, exploração ilegal de recursos naturais entre outros.
“Nampula tem sido apontada como uma das províncias com maior índice de corrupção e de branqueamento de capitais. Apelamos para que, em articulação com instituições públicas e privadas, reforce as medidas de prevenção e coloque em prática a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, incentivando as instituições a cumprirem com os planos sectoriais “.
Buchili exortou ao empossado para uma maior articulação com as instituições financeiras e não financeiras, para uma melhor investigação sobre a proveniência, utilização e destino de fundos.
Em Nampula, os distritos de Nacala-Porto, Angoche e Mossuril, são apontados como sendo alguns locais onde ocorre com maior frequência o tráfico de drogas e exploração ilegal de recursos florestais.
“Urge o fortalecimento da vigilância das nossas fronteiras, com destaque para a marítima pois tem sido usada como ponto de entrada da droga e de saída dos recursos”, disse.
Recomendou também ao recém-empossado a prestar atenção ao consumo de drogas pela camada jovem particularmente nos estabelecimento de ensino, pois tal facto tem contribuído negativamente para o aproveitamento académico e na degradação do estado da saúde físico e mental dos jovens em idade escolar.
A província de Nampula também é apontada como local para o recrutamento e financiamento ao terrorismo.
“Apelamos que aposte no trabalho colectivo, participativo, inclusivo e articulação com as demais Instituições do Estado, Tribunais, SERNIC, SENAMI, identificação Civil e a PRM e na adopção de mecanismos que permita a colaboração dos cidadãos”.
Por seu turno, o novo Procurador Chefe no de Nampula, fez saber que a expectativa é o grande desafio que irá enfrentar no desempenho das novas tarefas que lhe são incumbidas.
“Atendendo as novas manifestações da criminalidade que têm surgido nos últimos tempos, refiro-me a criminalidade organizada, terrorismo corrupção e muitos outros acredito que com a colaboração, coordenação dos colegas na área de Jurisdição da província de Nampula, podermos em função de cada crime conseguirmos traçar estratégias com vista ao combate “, disse o empossado.
Rafael substitui Ribeiro Cuna que irá exercer outras funções a nível da PGR.
(AIM)
MR/sg