Nampula, (Moçambique), 28 Fev (AIM) – A vila municipal de Malema, na província de Nampula, norte de Moçambique, está na iminência de ficar inundada, devido à chuva que vem caindo nos últimos dias e que provocou a subida dos níveis dos rios da bacia hidrográfica do Lúrio que a circunda.
A divisão de gestão da bacia hidrográfica do Lúrio, na Administração Regional de Águas do Norte,(ARA-NORTE), lançou, nas últimas horas, um alerta moderado e recomenda aos moradores dos bairros atravessados pelos rios Malema, Mutivaze e Nataleia para que se retirem imediatamente das zonas propensas a inundações.
A entidade refere que Malema esteve debaixo de uma precipitação de 70.3 milímetros, nas últimas 24 horas, situação que tende a agravar-se pois está prevista mais chuva para os próximos dias.
Além disso, segundo os gestores da bacia hidrográfica do Lúrio, os registos mostram uma tendência de subida em conformidade com a intensidade da chuva.
Para esta quarta-feira, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) previa a ocorrência de chuva fraca a moderada, com trovoadas locais para toda a província de Nampula.
Por seu turno, a ARA-NORTE, no seu último boletim, reporta a subida gradual dos níveis hidrométricos nas bacias hidrográficas dos rios Melúli, Lúrio, Ligonha,(Murrupula), Messalo (Nairoto), Montepuez e Rovuma.
Destaca ainda subidas significativas do Licungo (Gúruè), 1.48 metros e Megaruma,(Megaruma), 0.68 metros, ambos acima dos seus níveis de alerta.
Sobre as seis barragens da região, a ARA-Norte informa que as albufeiras de cinco já alcançaram os 100 por cento da sua capacidade de encaixe, são elas: Nampula e Nacala, (Nampula); Mitucue e Locumue, (Niassa) e Chipembe, (Cabo Delgado).
A albufeira da barragem de Mugica, em Nampula, também não está longe do seu máximo com o registo actual de 96.71 por cento.
A ARA-NORTE, informa ainda que a chuva continua a condicionar a transitabilidade em várias zonas de Cabo Delgado, como são os casos dos troços que ligam os distritos de Mecúfi e Chiúre; Metuge e Quissanga, na ponte sobre o rio Montepuez e Macomia-Muidumbe, também na ponte sobre o rio Messalo, na estrada nacional número 380 (N380).
Há ainda o registo de inundações localizadas em aldeias do distrito de Mecúfi, devido à subida dos níveis do rio Megaruma,
Por via disso, a ARA-NORTE mantém os alertas para a tomada de medidas de precaução nas comunidades das zonas afectadas e que se evite a travessia dos rios Megaruma, Messalo e Montepuez.
(AIM)
Rosa Inguane/dt