
Nampula (Moçambique), 07 Fev (AIM) – Os níveis hidrométricos das principais bacias hidrográficas da região norte de Moçambique mantém tendência de subida devido à queda persistente de chuva nos últimos dias.
A Administração Regional de Águas do Norte (ARA-NORTE) confirma que os factos foram registados nas bacias dos rios Licungo, Melúli, Monapo, Mecula, Lúrio e Montepuez.
O fenómeno estendeu-se às bacias costeiras de Pemba, Megaruma, Messalo e Rovuma.
Como consequência, as albufeiras das barragens de Nampula (província com mesmo nome) e Metucue (Niassa) atingiram o seu nível de encaixe máximo (100 por cento), de Mugica, na mesma província de Nampula, na ordem de 75 por cento, enquanto a de Chipembe, província de Cabo Delgado, e Locumue (Niassa) apresentam 51.4 e 27.9 por cento, respectivamente.
Ainda de acordo com o último boletim hidrológico da ARA-NORTE prevê-se que haja oscilação dos níveis hidrométricos, em toda a região, com tendência de subida em todas as bacias hidrográficas em acompanhamento.
Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de chuva com trovoadas fortes, para toda a região norte, nos próximos dias.
Por via disso, a ARA-NORTE apela a sociedade para a observância de precaução e aconselha que se evite a travessia dos rios.
O pedido abrange o acompanhamento das informações sobre o estado do tempo divulgadas pelas autoridades.
A ARA-NORTE destaca a situação da barragem de Nacala, sobre o rio Muhecula, na bacia hidrográfica de Sanhote, que, nas últimas 48 horas, atingiu o seu volume total de armazenamento e que iniciou o processo de descarga pela bacia de dissipação.
Por via disso, apela às autoridades e a população que vive nas zonas ribeirinhas do rio Muhecula, nas localidades de Namige, Munucu, Procane, Namarral, Muerete e Mouzinho, também conhecido por Maringue, no distrito de Mossuril, para que observem as medidas de segurança, evitando travessias durante o processo de descarga.
Fazem parte da rede da região norte as bacias dos rios Rovuma, Messalo, Licungo, Megaruma, Lugenda, Ligonha, Lúrio, Montepuez e Monapo.
(AIM)
RI/mz