Maputo, 28 Fev (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inicia hoje (28) uma viajem de trabalho, de quatro dias, à Argélia à convite do seu homólogo, Abdelmadjid Tebboune.
Em comunicado, o Gabinete da Presidência explica que durante a visita, “o Chefe do Estado vai manter conversações com o seu homólogo argelino, no quadro do reforço das relações históricas de amizade e cooperação entre os dois povos e países, bem como visitar locais interesse económico, histórico e cultural”.
Na Argélia, o Presidente da República vai igualmente participar na 7ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Fórum dos Países Exportadores do Gás (FPEG/GECF), que terá lugar a 2 de Março e sob o lema “Fazer do Gás Natural o Recurso Central de um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”.
“A Cimeira vai debruçar-se sobre matérias que impulsionem aos países e governos abraçarem as novas tendências e dinâmicas do sector para permitir um ambiente global sustentável para o sector de gás no futuro, bem como reforçar o papel dos países exportadores de gás na preservação dos seus interesses, quer nacionais quer da organização”, lê-se no comunicado.
Nesta deslocação, o Presidente da República far-se-á acompanhar pela Primeira Dama, Isaura Ferrão Nyusi, Ministros dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias; do Interior, Pascoal Ronda; Vice-Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves; da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze e quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
(AIM)
sg