Maputo, 13 Mar (AIM) – A província de Maputo, Sul de Moçambique, enfrenta escassez de alimentos, por conta do fenómeno El Niño e a palavra de ordem é produzir e produzir mais.
O governador da província de Maputo, Manuel Tule, defende a mecanização agrícola para o aumento da produção e produtividade.
Tule fez este pronunciamento esta terça-feira (13), durante a visita de trabalho da governação local ao distrito da Namaacha, que teve duração de dois dias com o intuito de auferir o grau de implementação do Programa Quinquenal do Governo (PQG) do presente ano.
O governador entende que a prática da agricultura manual, aliada a altas temperaturas que se registam na província devido a ocorrência do fenómeno El niño, concorre para a escassez de alimentos em todos os distritos de Maputo.
Neste sentido, o governante disse que o executivo está a trabalhar com os parceiros na alocação de meios, sobretudo motobombas e alfaias para os produtores deste ponto do país.
“A área da agricultura é a área-chave do nosso país e da nossa província, em particular. Nós pensamos que temos que sair de métodos tradicionais de produção para métodos modernos. Precisamos, para isso, permitir que os produtores encontrem forma de mecanizar a produção”, disse Tule.
Durante os dois dias, o governante visitou diversos empreendimentos nas localidades de Impaputo, Maelane e vila-sede do distrito.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt