
Postes tombados durante a passagem da Tempestade Tropical Felipo
Maputo, 15 Mar (AIM) – A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) reporta um prejuízo calculado em 10 milhões de meticais (cerca de 157 mil dólares) devido ao estragos provocados pela Tempestade Tropical Severa “Filipo” na sua passagem pela província meridional de Inhambane.
O temporal derrubou 73 postos de rede de média e baixa tensão, numa extensão de 3,5 quilómetros, deixando cerca de 113 mil clientes da EDM sem energia.
O director da EDM para a Área do Serviço ao Cliente em Inhambane, Fenias Dimande, disse que o investimento está a ser feito para a reposição dos danos causados provocados pela Tempestade “Filipo” da para electrificar os distritos afectado.
“Continuam alguns trabalhos em Morrumbene, […], claro que ainda existem alguns na rede de baixa tensão, mas o trabalho ainda está a decorrer na zona de Ninganinga e de Mata, onde cerca de 1.500 clientes ainda não têm energia”, disse Dimande.
Dimande apela aos clientes da Electricidade de Moçambique, a tomarem medidas de precaução tendo em conta a existência de postes e cabos ainda no chão.
A tempestade tropical Filipo, entrou no território nacional na terça-feira (12) a partir do distrito de Inhassoro, província meridional de Inhambane, rajadas de com vento entre 90 a 130 quilómetros por hora e acompanhadas de chuvas fortes.
Durante a sua trajectória no território nacional, o “Filipo” devastou os distritos costeiros das províncias do sul de Moçambique.
(AIM)
FG/sg