Maputo, 13 Mar (AIM) – Informações preliminares do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) indicam que a Tempestade Tropical Severa “Filipo” afectou pelo menos 1.283 famílias, ou seja 6.311 pessoas na região sul de Moçambique.
A tempestade, que já está a dar indicações de estar a dissipar, entrou terça-feira (12) para a região continental de Moçambique através do distrito de Inhassoro, província meridional de Inhambane.
Até agora, segundo o INGD, há registo de um óbito, bem como de sete feridos.
No que concerne a danos materiais há a contabilizar 1.152 casas parcialmente destruídas e outras 117 totalmente, bem como várias outras inundadas.
Também há o registo de 23 escolas afectadas, 74 salas de aula destruídas, 4.220 alunos afectados, assim como 80 professores.
O INGD também reporta 15 unidade sanitárias afectadas, derrube de 44 postes de transmissão de energia de média tensão e três casas de culto.
No que concerne a produção agrícola, o INGD ainda não possui informação disponível.
Informações anteriores do INGD indicavam a abertura de três Centros de Acomodação com 43 pessoas, correspondentes a 14 famílias, em Inhambane, sendo dois em Vilanculos e um em Morrumbene.
Para mitigar o impacto da tempestade o INGD decidiu reactivar os Centros Operativos Provinciais, Distritais e CLGRD, destacar equipes multissectoriais para apoiar ao levantamento dos danos e necessidades e assistência.
Já a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) garante que está reposto o fornecimento de energia à maioria dos perto de 100 mil clientes que haviam sido afectados pela tempestade tropical “Filipo” que, desde a manhã de terça-feira, está a fustigar a região sul do país.
Em comunicado, a EDM explica que a tempestade continua a causar danos no sistema eléctrico, interrompendo o fornecimento de energia eléctrica em vários pontos do país.
O tempo de indisponibilidade do sistema eléctrico tem variado conforme as ocorrências e intensidade do fenómeno atmosférico nas três regiões do país.
“Ainda assim, no balanço das actividades de reposição realizadas pelo Comité Operativo da EDM, até ao meio dia de hoje, 13 de Março, constatou-se a redução do número de clientes sem corrente eléctrica, que passou de 98.756 clientes anunciados até as 13:00 horas de ontem (terça-feira), 12 de Março, para os actuais 11.256 clientes afectados”, lê-se no documento.
Enquanto isso, equipes móveis do Instituto de Comunicação Social fazem a divulgação de avisos e comunicados.
Refira-se que estes números não são definitivos e estão muito aquém de reflectirem a realidade no terreno.
Desde o fim da tarde de terça-feira que a cidade de Maputo está a sofrer o impacto da Tempestade “Filipo” onde já causou prejuízos muito avultados, incluindo na capital moçambicana onde destruiu infra-estruturas públicas e privadas.
(AIM)
Sg/