Maputo, 18 Mar (AIM) – O Reino Unido vai apoiar a realização das VII Eleições Gerais-Presidenciais e Legislativas- e das IV dos Membros das Assembleias Provinciais e do Governador de Província, agendadas para 09 de Outubro próximo.
O facto foi anunciado pela Alta-Comissaria Britânica em Moçambique, Helen Lewis, falando há dias na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, onde visitou para se inteirar sobre a situação humanitária das vítimas de terrorismo.
Sem especificar o tipo de apoio, a diplomata disse apenas que o mesmo será canalizado através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“Estamos envolvidos nas preparações para as eleições, estamos a acompanhar o processo e a apoiar através do PNUD, e na área do encorajamento a participação no processo sobretudo de jovens e mulheres”, disse a Rádio Moçambique, emissora nacional.
Lewis manifestou ainda na ocasião, o seu apoio a Moçambique na sua candidatura a membro da Iniciativa Global de Principio Voluntário dos Direitos Humanos face a Indústria Extractiva.
“Trata-se de uma iniciativa global entre as empresas privadas da indústria extractiva, governo, sociedade civil e as comunidades, dai que estou contente por Moçambique ter submetido a sua candidatura para se tornar membro desta iniciativa global”, referiu.
Disse ter um grupo de trabalho naquela província do qual participou, junto do Governador e Secretário de Estado local para avançar com a implementação dos princípios dos direitos humanos.
“Esperamos agora pelo mês de Maio em Washington (Estados Unidos) onde iremos falar da candidatura de Moçambique, o que representa um bom passo a nível global”, concluiu.
O orçamento para o presente pleito eleitoral está estimado em 8,3 mil milhões de meticais.
A Comissão Nacional de Eleições projecta inscrever cerca de 16,5 milhões de potenciais eleitores, dos quais perto de 300 mil no estrangeiro.
(AIM)
CC/sg