Maputo, 25 Mar (AIM) – A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) adverte sobre o risco de inundações no distrito de Boane, província de Maputo, devido ao aumento das descargas na Barragem dos Pequenos Libombos face a forte precipitação que se regista na região sul de Moçambique.
Informações do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que, nas últimas 48 horas, a precipitação atingiu perto de 300 milímetros.
A ARA-Sul) explica em comunicado que continua a registar-se incremento significativo nas principais bacias hidrográficas e prevê-se atingir o nível de alerta no distrito de Boane.
Explica que a Barragem dos Pequenos Libombos continua a receber afluências significativas de montante e, por isso, poderá incrementar as suas descargas de modo a garantir a segurança operacional a infra-estrutura.
“Entretanto, a barragem fará descargas controladas de modo a não agravar sobremaneira os impactos a jusante”, refere o documento.
Pela situação prevalecente, prevê-se correntes fortes e a continuação do condicionamento da travessia dos drifts de Umpala (Boane), Mafuiane e Mazambanine e inundação nas margens das zonas baixas dos rios, acrescenta.
Assim, a ARA-Sul apela à sociedade para a tomada de medidas de precaução ao se fazerem aos rios Maputo e Umbelúzi, e a retirada de pessoas e bens nas bermas dos rios sob o risco de serem arrastados pela força das águas.
Para os rios Incomáti e Limpopo a ARA-Sul continua a monitorar a evolução hidrológica. Igualmente, apela-se ao acompanhamento da informação hidrológica disseminada pelas entidades competentes.
(AIM)
sg