Nampula, 03 Fev AIM) – As zonas baixas dos distritos de Ancuabe, Meluco, Macomia e Quissanga, situadas ao longo da bacia hidrográfica do rio Montepuez, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, correm o risco de ficarem inundadas nas próximas horas.
Em comunicado recebido pela AIM, em Nampula, a Administração Regional de Aguas do Norte (ARA-Norte) descreve que até a última sexta-feira registou-se precipitação significativa que resultou no incremento dos caudais afluentes na barragem de Chipembe, localizada no distrito de Montepuez, e a cota da albufeira continua a subir.
Por esse motivo, segundo explica a divisão de gestão das bacias de Messalo e Montepuez da ARA-Norte, os volumes das descargas foram incrementadas em 50 por cento, passando de 41.375 metros cúbicos/dia para 82.750.
“Esta situação conjugada com as contribuições dos tributários do rio Montepuez a jusante da barragem de Chipembe poderá causar inundações de magnitude baixa à moderada”, descreve o comunicado em referência.
Por esse motivo a ARA-Norte apela a retirada de pessoas e bens dessas áreas, para zonas mais seguras e, ao mesmo tempo, alerta para o reforço de medidas de precaução.
Entretanto, já se registam inundações localizadas nas aldeias de Milapani, Nimanro, Moje e Napolimuite no distrito de Mecúfi.
Há também campos agrícolas alagados e trânsito condicionado no troço que liga os distritos de Chiúre e Mecúfi, situação que fica a dever-se ao facto de o rio Megaruma estar 2,80 metros acima do seu nível de alerta.
A ARA-Norte diz ainda que prevê-se oscilação dos níveis hidrométricos com tendência a subir em quase todas as bacias hidrográficas da província de Cabo Delgado, face a precipitação que se regista naquela região.
Quanto as bacias das províncias de Nampula, Niassa, norte, e Zambézia, centro de Moçambique, também da jurisdição da ARA-Norte informa que não se prevê alteração significativa do actual cenário hidrológico.
Reforça o apelo para as comunidades de Chiúre, Mecúfi e Nairoto para evitarem a travessia dos rios Megaruma e Messalo, devido a subida dos seus caudais.
Quanto as seis principais barragens da região norte, as de Nampula, Chipembe e Locumue, já estão a cem por cento da sua capacidade de encaixe, enquanto as restantes como a de Nacala regista 92,2 por cento, Mitucue, 86,2 por cento e Mugica 72.2 por cento.
A região norte de Moçambique tem doze bacias hidrográficas principais sendo nomeadamente Licungo, Ligonha, Lúrio, Melúli, Monapo, Mecubúri, Monapo, Molócuè, Melela, Megaruma, Montepuez, Messalo e Rovuma.
(AIM)
RImz