Maputo, 04 Abr (AIM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas torrenciais e inundações para as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane a partir de sexta-feira (05).
A informação foi confirmada hoje, pelo meteorologista do INAM, Acácio Tembe, num breve contacto telefónico estabelecido com a AIM.
Tembe explica que a situação deve-se à passagem de um sistema de activo. As chuvas poderão variar de 30 a 50 milímetros em 24 horas com possibilidade de ocasionar cheias em algumas regiões.
“Prevemos que haja o agravamento do estado de tempo a partir da noite de sexta-feira, com chuvas fortes a partir de 30 a 50 milímetros para Maputo, Gaza e Inhambane e durante o final de semana vamos continuar com alguma situação de chuva com tendência a intensificar na segunda-feira (08)”, disse a fonte.
O INAM vê a necessidade urgente de intensificar a monitoria e difusão da informação, dado que os solos da região sul ainda estão saturados devido às chuvas das últimas semanas.
“Neste momento não vamos dar detalhes sobre o que realmente vai acontecer a partir da segunda-feira, mas nas nossas previsões indicam a ocorrência de chuvas intensas que vão causar inundações em algumas regiões”, advertiu.
Tembe sublinhou que vai ser a terceira semana com chuvas intensas na região sul de Moçambique e isso preocupa as autoridades porque ainda há pessoas deslocadas em locais de acomodação e ainda existem vários locais inundados”.
O boletim informativo do INAM em que a AIM teve acesso prevê a ocorrência de chuva moderada a forte até 30 a 50 milímetros em 24 horas, localmente forte com mais de 50 milímetros em 24 horas acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas na província de Maputo, distritos de Matutuíne, Namaacha, Boane, Moamba, Magude, Manhiça, Marracuene e cidades de Maputo e Matola.
Prevê a ocorrência ainda nos distritos de Massingir, Chókwè, Chonguene, Bilene, Limpopo, Mandlakazi, Chicualacuala, Mapai, Massangena, Mabalane, Chigubo, Chibuto, Guijá, Chongoene, e cidade de Xai-Xai, na província de Gaza e na província de Inhambane, nos distritos de Zavala, Inharrime, Funhalouro e Mabote.
A entidade meteorológica alerta ainda para a ocorrência de vento forte, até 60 quilómetros por hora, que poderá atingir o mar e gerar ondas com altura até 04 metros entre os paralelos 24 e 27 graus sul, a partir do final do dia de sexta-feira.
(AIM)
FG/sg