Maputo, 24 Mar (AIM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a melhoria do estado do tempo a partir de terça-feira (26) na região sul de Moçambique.
A informação foi avançada hoje, pelo meteorologista do INAM, Telmo Sumila num breve contacto telefónico com a AIM.
“Prevemos que haja melhoria do estado de tempo a partir da terça-feira, porque o sistema vai-se deslocar positivamente para o Canal de Moçambique e vai afectar a região centro do país com particular incidência para a província de Sofala e Zambézia”, disse.
“Não obstante a este cenário devo salientar que a província de Inhambane irá continuar a registar regime de preocupação em volume moderada apesar da deslocação deste sistema a partir do canal de Moçambique”, vincou.
Telmo Sumila indica que as previsões apontam para a continuação de chuvas nas próximas 12 e 24 horas.
“Este sistema frontal frio tem acumulado muita umidade sobre a região sul do país, daí que nas últimas 24 horas nós tivemos um volume de precipitação elevado por conta dessa estabilidade, que espera que esta precipitação continue a ocorrer nas próximas 14 a 24 horas”, referiu Sumila.
Nas últimas 24 horas a cidade e província de Maputo registaram uma precipitação na ordem de 150 milímetros, quantidade de chuva considerada alta para a capacidade de absorção dos solos nas duas urbes.
Dados preliminares do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INAM) reportam que 20 pessoas perderam a vida em consequência da passagem da Tempestade Tropical Severa “Filipo que há menos de duas semanas devastou as regiões sul e centro do país.
O temporal afectou igualmente mais de 50 mil pessoas, causando ferimentos a outras 71. Deixou ainda 149 casas totalmente destruídas e 2.700 parcialmente danificadas e cerca de 6.800 residências inundadas.
(AIM)
FG/sg