
Suspeitos de consumo e tráfico de drogas em Chimoio
Chimoio (Moçambique) 09 Abr (AIM) – Onze cidadãos estão detidos na cidade de Chimoio, na província de Manica, centro de Moçambique, indiciados pelo crime tráfico, venda e consumo de drogas.
A detenção ocorreu terça-feira (07) na cidade de Chimoio. Todos os suspeitos são de nacionalidade moçambicana.
Entre os detidos estão adultos e jovens que se dedicavam ao tráfico e consumo de drogas. A polícia encontrou na sua posse 15 quilos de cannabis sativa, vulgo soruma, 13 gramas de heroína, seringas e diverso material hospitalar usado para o consumo de drogas.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, Mateus Mindú revelou que para além destas drogas, a corporação apreendeu uma quantidade de um produto ainda desconhecido, que se presume ser droga.
“É um produto que ainda não identificamos o que realmente poderá ser. Estamos a fazer um trabalho para sabermos de que tipo de droga se trata”, explicou Mateus Mindú.
Referiu que a neutralização destes indivíduos foi graças a denúncias feitas pela população. Logo após a denúncia, a corporação iniciou um trabalho de investigação que culminou com a detenção dos suspeitos.
“A rede é muito grande que se dedica ao tráfico, venda e consumo de drogas. Desconhecemos a proveniência das drogas, mas estamos a investigar para saber de onde vem e como chega até a nossa província. Acreditamos que existem fornecedores.” sublinhou o porta-voz.
“Queremos desmantelar todo o grupo e levar à responsabilização criminal todos os indivíduos envolvidos neste tipo legal de crime”, acrescentou.
Para o efeito, já foi lavrado um processo-crime e todos os implicados serão levados à barra de justiça.
Um dos detidos, aparentemente chefe do grupo, confessa o seu envolvimento no crime. Disse estar no mundo das drogas há mais de 30 anos. Várias vezes ficou preso por posse, venda e consumo de drogas.
“ Faço este negócio há mais de 30 anos. Tenho vendido aqui na cidade de Chimoio e em algumas outras cidades e vilas. Não é primeira vez que estou preso por prática deste crime”, disse um dos detidos, mais conhecido no mundo do crime por Americano.
O tráfico, venda e consumo de droga preocupa sobremaneira as autoridades governamentais, na província de Manica devido ao envolvimento de mais jovens.
No entanto, a PRM tem estado a envidar esforços no sentido de combater o crime.
Há detenções, na sua maioria jovens que enveredam pelo mundo do crime, principalmente o tráfico, venda e consumo de drogas.
A cannabis sativa é droga mais preferida pela juventude. Sabe-se que a soruma é produzida em grande escala nos distritos de Guro, Báruè, Mossurize, Macossa, Macate e Gondola.
É produzida em machambas por vezes no meio de machambas de milho, mapira e zonas baixas em campos de hortícolas para ludibriar as autoridades.
(AIM)
NM/sg