
Chimoio (Moçambique), 12 Mai (AIM) – Duas pessoas perderam a vida e outras 21 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, em consequência de um acidente de viação ocorrido este sábado (11), no distrito de Vanduzi, na província de Manica, centro de Moçambique.
O sinistro ocorreu quando duas viaturas, uma de passageiros e outra de carga, embateram-se frontalmente na ponte sobre o rio Nhaussisso, na Estrada Nacional número Seis (EN6).
O autocarro de passageiros fazia o trajecto Vanduzi-cidade de Chimoio, a capital provincial da província de Manica.
Ao chegar na ponte, o autocarro chocou contra o veículo pesado de carga que fazia o sentido contrário (Chimoio- entroncamento de Tete).
Uma fonte da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, apontou como principal causa do acidente, o cruzamento irregular e negligência por parte dos condutores das duas viaturas.
As duas pessoas perderam a vila no local do acidente e os feridos foram socorridos para o Hospital Provincial de Chimoio (HPC).
O chefe dos Serviços de Urgência e Reanimação no HPC, Mbyamba Tshipuka, confirmou a entrada dos feridos e explicou que o motorista de uma das viaturas está em estado grave.
“Um teve ferimento grave na face e está a receber cuidados médicos. Outros sofreram lesões ligeiras e estão em tratamento. Mas nas próximas horas teremos o quadro real de cada paciente”, disse Mbyamba Tshipuka.
Testemunhas contaram que o sinistro foi causado por excesso de velocidade e cruzamento irregular das duas viaturas.
A circulação de viaturas na EN6, concretamente no local do sinistro, ficou temporariamente interrompida para trabalhos de socorro e remoção dos dois veículos acidentados.
(AIM)
NM/mz