
Maputo, 19 Mai (AIM) – O Governo da República de Moçambique e a União Europeia (UE) realizam segunda (20) e terça-feira (21) na cidade de Inhambane, sul do país, o primeiro Diálogo de Parceria, sob o lema “Diálogo de Parceria Moçambique – UE: uma dinâmica renovada, uma confiança consolidada”.
Trata-se do primeiro diálogo que se realiza à luz do Acordo de Samoa, em vigor desde Janeiro do presente ano, que oferece um novo enquadramento jurídico para o relacionamento entre a UE e os 179 países membros da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).
Nesse contexto, adoptou-se a nova designação de “Diálogo de Parceria”.
Na sessão, a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e os embaixadores dos países da UE vão analisar o ponto da situação da cooperação com a Europa, a situação política e social prevalecente em Moçambique, os principais eixos da presidência moçambicana do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como trocar pontos de vista sobre o actual panorama político internacional.
Faz parte do programa do evento o Fórum de Negócios que contará com forte presença do empresariado local e representantes das empresas europeias em Moçambique, no qual serão apresentadas e discutidas as potencialidades e oportunidades de investimento público e privado da província de Inhambane, assim como oportunidades de comércio com a UE.
Além de Macamo, a delegação moçambicana integra vários quadros seniores do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MINEC), entre outros ministérios.
A parte europeia, por sua vez, será chefiada por Antonino Maggiore, chefe da Delegação da UE em Moçambique, acompanhado pelos Embaixadores da Finlândia, Suécia, Itália, Portugal, Países Baixos, Alemanha e Espanha; e pelos chefes dos Bureaus Diplomáticos da Bélgica e da Áustria; e pelos Conselheiros Políticos das Embaixadas da França, da Irlanda e da Chéquia, escreve um comunicado de imprensa da UE recebido hoje na redacção da AIM.
O diálogo entre o Governo de Moçambique e a UE tem sido permanente e realizado duas vezes por ano, sendo um numa província e outro na cidade de Maputo, a capital do país.
Ano passado, o evento teve lugar na província central de Tete e este ano foi escolhida a província de Inhambane.
(AIM)
mz