
Guro (Moçambique), 31 Mai (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta sexta – feira (31), três sistemas de abastecimento de água, no centro de Moçambique.
Na primeira fase, os sistemas poderão beneficiar dez mil habitantes do distrito de Guro, província de Manica.
Os beneficiários são residentes do posto administrativo de Nhamassonge-sede, Cabermunde, e Minga.
Em Nhamassonge-sede, o sistema vai beneficiar 250 famílias, correspondente a 1.250 pessoas.
Outros nove mil consumidores são das localidades de Cabermunde e Minga.
Os sistemas de abastecimento de água são mistos.
Tem a componente de produção de energia elétrica fotovoltaica com tecnologia de ponta e resistente às mudanças climáticas.
Os empreendimentos foram construídos pela Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, através de fundos do Estado, num custo total avaliado em cerca de 130 milhões de meticais (um dólar EUA equivale a cerca de 64 meticais).
No contacto com a população de Nhamassonge – sede, o Presidente da República enalteceu o papel da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze na promoção de melhores condições de vida da população.
Nyusi considera a Agência de Desenvolvimento do Vale de Zambeze como sendo uma instituição comprometida com o bem-estar da população ao direccionar as suas actividades e criar infra- estruturas sociais nas zonas mais recônditas da província e do país, em geral.
“Hoje Nhamassonge está a desenvolver. Já tem água e energia que poderá transformar esta zona numa vila. Já podemos parcelar os nossos terrenos e construir mais infra-estruturas porque já temos água e energia. Parabéns a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze” reconheceu o estadista moçambicano.
Acrescentou que “os nossos parabéns também vão pelo facto de terem deixado as cidades e pensarem nessa população porque todos somos moçambicanos”.
Segundo a fonte, “não existem moçambicanos melhores que outros”.
“Vocês estariam acomodados nas cidades, mas deixaram as cidades e vieram criar condições para este povo. É um ganho que deve ser valorizado,” frisou Nyusi.
Disse que Moçambique está a crescer, pois, “ podemos ver que em muitas zonas recônditas já temos água e energia eléctrica”.
“Aqui já podemos bater uma cervejinha gelada e desenvolver outras actividades que antes não eram possíveis por falta de energia eléctrica. Podemos ter mais infra – estruturas e atrair mais investimentos para a região e ver Nhamassonge e o distrito de Guro em franco desenvolvimento,” referiu Filipe Nyusi.
O estadista moçambicano pediu à população de Nhamassonge e outras regiões beneficiárias para conservarem os sistemas para que durem mais tempo.
Exortou que não pedissem à pessoas de má fé para que vandalizem os sistemas que resultam dos esforços do governo e de parceiros.
“Estes sistemas são vossos e devem ser protegidos por vós. Não deixem que pessoas maldosas venham destruir estes bens. Vocês viveram muitos anos sem água potável e energia eléctrica. Hoje, o governo e parceiros colocaram estas infra-estruturas que são vossas”, frisou o Presidente da República.
Pediu que a população fosse vigilante. “Sejam vigilantes e denunciem qualquer tentativa de sabotagem deste sistema.”
(AIM)
NM/mz