Maputo, 04 Jun (AIM) – O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) suspendeu, hoje (04), as novas tarifas das telecomunicações em vigor desde 04 de Março de 2024.
Trata-se de tarifas que ditaram o fim dos pacotes ilimitados para serviços de dados, voz e mensagens, introduzidas pelo INCM entidade que regula as telecomunicações em Moçambique.
A decisão surge em resposta à recomendação do Governo, feita pelo vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, no briefing à imprensa após o término da 17ª sessão ordinária do Conselho de Ministros.
Aquando da sua recomendação, o Governo já tinha advertido que a implementação da sua recomendação levaria algum tempo, e carecia ainda de algumas observações.
“(…) o regulador [INCM] vai ter que se pronunciar, naturalmente, porque acho que vão entender que há um processo que deve ocorrer juntamente com as operadoras. depois do que ocorreu. Mas pensamos que vai ser o mais breve possível”, disse.
A par disso, segundo uma nota do INCM recebido pela AIM, estão em curso estudos adicionais, junto das operadoras no sentido de dar lugar à implementação das recomendações.
“Decorrem estudos adicionais em coordenação com as operadoras de telefonia, no sentido de dar seguimento às recomendações do Governo”, refere o INCM, em comunicado recebido pela AIM.
A 19 de Fevereiro último, o INCM publicou uma resolução que estabelece novas tarifas mínimas no sector das telecomunicações, cuja implementação pelas três operadoras de telefonia móvel levou ao aumento real das tarifas e ao fim dos pacotes ilimitados, tanto de voz, mensagens, assim como da internet.
(AIM)
Sc/mz