
Celebrações do Eid ul-Adha na província de Nampula
Nampula, (Moçambique), 16 Jun (AIM) – A comunidade muçulmana na província de Nampula, norte de Moçambique, defende a manutenção da paz e coesão social, requisitos imprescindíveis para o desenvolvimento harmonioso do país.
Os apelos foram proferidos na manhã deste domingo, durante as celebrações do Eid ul-Adha também conhecido como Grande Festa ou Festa do Sacrifício, festival muçulmano que sucede a peregrinação a Meca, que juntou centenas de fiéis que rezaram pela saúde e paz de todas as famílias moçambicanas.
No sermão por ocasião desta celebração religiosa, o Sheik Abdulatif Mussagy, secretário-geral do Conselho de Álimos de Nampula, lembrou que o sacrifício feito por aquele que o Alcorão designa de Ibrahim, o patriarca dos profetas, remete à reflexão sobre os valores sociais e humanos como honra, respeito, diálogo e humildade.
“Hoje, em cada agregado familiar, existe um sacrifício. Este ritual, observado por todos os muçulmanos que estejam em condições de o fazer, lembra a solidariedade e compaixão e que se devem proteger da intriga e agitação na sociedade”, afirmou.
Noutras notas referiu que a principal mensagem dos muçulmanos nesta data “é estamos firmes na manutenção da paz e coesão social”.
Mussagy deixou recados para os diferentes actores sociais, incluindo autoridades governamentais, a quem instou para que “sejam sensíveis para com as preocupações da sociedade e empenhem-se na sua resolução”.
Às organizações da sociedade civil pediu para evitarem que sejam mensageiros de intriga, agitação e discórdia.
“Não sejam veículos para espalhar a intriga, agitação e discórdia, antes pelo contrário”, disse a fonte.
O secretário-geral do Conselho de Álimos de Nampula apontou os pais, filhos, professores, forças de defesa e segurança, administração da justiça e a comunicação social para que cada um, na sua actividade, seja mais proactivo.
“Aos pais preocupem-se com a educação dos vossos filhos e, para o efeito, sejam exemplares. Aos filhos honrem e obedeçam aos vossos pais. Aos professores, confiamos-vos a educação dos nossos filhos, por isso, sejam bons educadores”, disse.
A cerimónia, entre as centenas de pessoas que participaram no evento destaca-se a presença o cabeça-de-lista da Frelimo e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, que desejou um dia feliz, próspero e harmónios a todas famílias moçambicanas.
Abdula aproveitou a ocasião para apelar aos jovens a não se deixarem enganar por aqueles que aliciam jovens para engrossar as fileiras dos terroristas.
“Pedimos aos jovens para que não adiram ao terrorismo e que denunciem qualquer suspeita ou movimento estranho, numa altura em que as nossas Forças de Defesa e Segurança estão a rechaçar o inimigo em Cabo Delgado”, afirmou.
(AIM)
RI/sg