
Fabrica de Cimentos
Maputo, 26 Jun (AIM) – O governo moçambicano anunciou esta quarta-feira (26) que um grupo de cinco novas fábricas, que entraram em funcionamento no último quinquénio 2020 à 2024, contribuíram para a criação de 22.960 postos de trabalho no país.
Trata-se de fábricas de produção de cimentos, óleo alimentar, massas alimentícias, cerveja e cabelos artificiais, instaladas nas províncias de Maputo, Nampula e Niassa.
Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, a nova fábrica de cimentos baseada na província de Maputo, tem a capacidade instalada para a produção de dois milhões de toneladas por ano e cinco mil de clinker por dia, contribuindo desta forma para redução das Importações.
“Fábrica de produção de óleo alimentar vegetal de Cuamba, na província de Niassa, com capacidade de extracção de 25 toneladas de óleo bruto e refinação de 10 toneladas, temos aqui um potencial para impulsionar o aumento da produção de oleaginosas e reduzir Importações “, disse Moreno.
No presente quinquénio, o sector industrial registou igualmente avanços na produção de massas alimentícias, com o aumento da capacidade instalada para 102 toneladas por dia, para consumo nacional e países vizinhos.
Até ao momento a fábrica está exportar massas alimentícias para os países vizinhos, incluindo o Zimbabwe, Zâmbia e África do Sul.
Sobre a fábrica de cerveja, informou que esta unidade fabril tem a capacidade de produzir 240 milhões de litros por ano
Já a fábrica de produção de cabelos artificiais, os dados divulgados esta quarta-feira indicam uma produção de 246.600 unidades por ano. Nesta unidade fabril 75% dos postos de trabalho é composto por mulheres.
No âmbito das acções que visam incrementar a produção industrial, recentemente o governo aprovou o Programa Nacional Industrializar Moçambique ( PRONAI) bem como Zona Especial de Processamento Industrial (ZEPA).
A ZEPA registou o início do funcionamento da fábrica de tijoleira, baseada na província de Maputo que vai fortalecer a cadeia de materiais de construção.
Moreno, informou que o parque industrial de Topuito, uma infra-estrutura é também poderá contribuir para o estabelecimento de indústrias em Nacala, província de Nampula.
(AIM)
MR/sg