
Lutero Simango Presidente do MDMl. Foto de Ferhat Momade.
Maputo, 26 Jun (AIM) – Lutero Simango, candidato presidencial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo maior partido da oposição no país, assume a primeira posição no boletim de voto para as eleições gerais de 9 de Outubro próximo.
O lugar foi ditado pelo sorteio realizado na manhã de hoje, em Maputo, e sob a supervisão da presidente do Conselho Constitucional (CC), Lúcia Ribeiro, na presença dos mandatários dos partidos.
O sorteio ditou igualmente que Daniel Chapo, candidato da Frelimo partido no poder irá ocupar a segunda posição. Já Venâncio Mondlane, candidato da Coligação Aliança Democrática (CAD), ocupa o terceiro lugar e, finalmente Ossufo Momade, candidato da Renamo, ocupa o quarto e último.
Falando a Imprensa momento após a realização do sorteio, a mandatária do candidato do MDM à Presidência da República, Sílvia Cheia, disse que o seu partido saiu satisfeito com o resultado.
“Estamos felizes, pois a nossa candidatura foi aprovada. Passamos pelo sorteio e estamos na posição número um, agora o que nos resta, tal como já estamos a fazer no terreno, é trabalhar para alcançar aquilo que são os objectivos do MDM”, disse.
Questionada se a posição favorece o partido disse “penso que sim, favorece e como nas autarquias já estivemos em número um, agora continuamos, estamos confortáveis”.
O representante da mandatária da Frelimo, João Mudema, disse igualmente estar contente com o resultado uma vez que decorreu observando os ditames legais.
“Tudo o quanto é resultado dos procedimentos legais, nós temos a obrigação de o aceitar pois foi um processo transparente e todos nós vimos. De número um, em função da ordem alfabética, e (Daniel) e passou para o número dois, portanto nós estamos satisfeitos”, disse.
Por sua vez, o mandatário do candidato à presidência pela CAD, Elvino Dias, disse igualmente estar satisfeito com o sorteio.
“De acordo com este sorteio feito há pouco tempo, ele (Venâncio Mondlane) está na terceira posição e nós estamos muito satisfeitos pela posição que ele ocupa, porque a vitória vem mesmo da terceira posição”, defendeu.
Por último, o mandatário pelo candidato presidencial pela Renamo Geraldo Carvalho, diz que o quarto lugar no boletim representa a estabilidade.
“O número 4 é o número de equilíbrio e de estabilidade, não existe uma mesa com uma única perna, essa mesa não fica segura, com duas também abana, com três entorna tudo mas com quatro é uma mesa ou cadeira com estabilidade, portanto, o número quatro é o número de equilíbrio e estabilidade”, apontou.
O sorteio é realizado após o CC, ter deliberado na última segunda-feira (24) pela admissão dos candidatos à presidência da República, Daniel Chapo da Frelimo, Lutero Simango do MDM, Ossufo Momade da Renamo e Venâncio Mondlane da CAD por preencherem os requisitos legais e exigidos pelo CC.
Foram reprovados por diversas irregularidades Domingos Zucula, Dorinda Eduardo, Feliciano Machava, Manuel Júnior, Mário Albino, Miguel Mabote e Rafael Bata.
(AIM)
CC/sg