
Presidente da República, Filipe Nyusi. Foto Ferhat Momade
Maputo, 26 Jun (AIM) – líderes do mundo inteiro felicitaram o Presidente mocambicano, Filipe Nyusi, incluindo do seu homólogo dos Estados Unidos da América (EUA), Joseph R. Biden Jr; da Índia, Droupadi Murmu; e dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, bem como do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, pela passagem, no dia 25 de Junho de 2024, do 49º Aniversário da Independência Nacional.
No rol das mensagens consta, também, a do Vice-Presidente dos EAU, Mohammaed Bin Rashid Al Maktoum.
Na sua mensagem, Biden destaca que Moçambique e os Estados Unidos têm desfrutado de uma parceria vital nas quase cinco décadas desde a independência do país.
“A sua visita a Washington em Setembro de 2023 para assinar o segundo Compacto do Millennium Challenge Corporation entre os nossos dois países é uma prova dos nossos objectivos, valores e visão comuns para um futuro que seja justo, seguro e próspero para todos”, refere o Presidente norte-americano.
Biden anota que, este ano, os EUA e Moçambique partilham vários marcos importantes, referindo-se ao facto dos dois países assinalarem a passagem dos 40 anos de parceria entre Moçambique e a USAID, destacando que esta cooperação garantiu ganhos na saúde, educação, agricultura e muito mais.
“Este ano marca também o 20° aniversário do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio do SIDA (PEPFAR), através do qual a nossa luta colectiva contra o HIV/SIDA ajudou a garantir o bem-estar de dois milhões de moçambicanos. Este ano, as nossas nações realizarão eleições nacionais, nas quais a população de ambos os países terá a oportunidade de determinar o futuro da democracia e da governação multipartidária”, destaca Biden.
Segundo o estadista norte-americano, o sucesso de eleições livres e justas em Moçambique terá o poder de mostrar que instituições democráticas fortes podem proporcionar um futuro mais brilhante e mais próspero para todos.
Conclui a sua mensagem desejando ao povo moçambicano uma celebração alegre e pacífica das festividades do Aniversário da Independência Nacional, aguardando com expectativa o aprofundamento da parceria e amizade entre as duas nações nos próximos anos.
Por sua vez, a Presidente indiano endereça calorosas felicitações ao Presidente Nyusi, ao Governo e povo moçambicanos, sublinhando que a Índia e Moçambique partilham uma amizade de longa data, enraizada no respeito mútuo e cooperação.
“As nossas relações bilaterais continuam a fortalecer-se em vários sectores impulsionados pela troca de visitas de alto nível entre as duas partes. Neste contexto é com enorme prazer que me recordo da vossa visita à Índia em Janeiro de 2024 para participar na Cimeira global Gujarat Vibrante. Estou confiante que a nossa colaboração irá aprofundar-se ainda mais nos anos que seguem, fomentando maior prosperidade e bem-estar dos nossos povos”, sustenta.
Na mensagem do Presidente e Vice-Presidente dos Emirados Árabes Unidos, os governantes transmitem que têm a honra e prazer de endereçar as suas felicitações por ocasião do dia da Independência Nacional da República de Moçambique, com votos de boa saúde e felicidades ao Presidente Filipe Jacinto Nyusi, prosperidade ao seu Governo e povo amigo da República de Moçambique.
O Secretário-Geral das Nações Unidas anota que a organização que dirige associa-se ao povo moçambicano na celebração deste dia especial.
“Nesta ocasião, recordemos a importância dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como a necessidade de enfrentar a crise climática e de garantir oportunidades e esperança para todos. O contexto que atravessamos apela à solidariedade e à procura de soluções partilhadas com vista à promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos”, anota.
“Ao assinalarmos este importante dia, comprometemo-nos a construir um futuro melhor para o povo da República de Moçambique e para o mundo inteiro”, defende na sua mensagem, o Secretário-Geral da ONU.
(AIM)
dt/sg