
Primeiro-ministro, no primeiro plano, com os atletas olímpicos
Maputo, 03 Jul (AIM) – O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, despediu-se dos sete atletas moçambicanos que vão disputar os Jogos Olímpicos de Paris, edição de 2024, que inicia a 26 de Julho corrente na capital francesa.
Trata-se de Alcinda dos Santos, da modalidade de boxe, Deisy Nhaquile (vela) e Jacira Ferreira (judo) que garantiram a qualificação directa, enquanto Tiago Muxanga (boxe) Steven Sabino (atletismo) Matthew Lawrence e Denise Doneli (natação) obtiveram vagas de universalidade olímpica.
Falando para os atletas, hoje em Maputo, Maleiane desafiou-os a se esforçarem para alcançar medalhas para o país, sublinhando que os moçambicanos vão transmitir todo o apoio necessário.
“Se ganhar, estão os 33 milhões (de moçambicanos) que agradecem, mas se perder, também os 33 milhões estão comigo; então tenho que fazer esforço para ter vitória porque têm todos nós aqui a apoiar”, disse.
A disciplina dos moçambicanos no estrangeiro é reconhecida porque, acrescentou o Primeiro-ministro, o comportamento é plausível, incluindo em situações problemáticas e adversas que poderão enfrentar.
“Manter essa disciplina que põe Moçambique sempre lá em cima e é isto que esperamos de todos vós”, vincou.
Moçambique parte para esta competição com a missão de quebrar o jejum de 24 anos sem ganhar medalhas em jogos olímpicos.
Lurdes Mutola continua a única atleta que conquistou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000.
Por seu turno, as atletas garantiram, em uníssono, entregar, de forma abnegada, a sua máxima força e empenho para alcançar os primeiros três lugares do pódio.
“Terei que fazer um exercício enorme para trazer grandes resultados para o nosso país”, disse Jacira Ferreira, num brevíssimo contacto que manteve com a imprensa, minutos após o encontro com Maleiane.
Os atletas moçambicanos partiram hoje para Paris, e deverão participar num estágio de cerca de um mês, para adaptação ao clima local.
A partida que, inicialmente prevista para a passada segunda-feira, foi adiada devido a pendentes relacionados com vistos e procedimentos administrativos e logísticos.
A edição das Olimpíadas de 2024, terá um total de 10.500 participantes, e ainda 329 eventos em 32 tipos de desportos, o que representa 48 disciplinas.
Os jogos terminam a 26 de Agosto próximo.
(AIM)
Ac/sg