
Foto família da delegação moçambicana a XIII edição dos Jogos Africanos, de Acra
Maputo, 04 Mar (AIM) – O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, encoraja a delegação moçambicana que vai participar na 13ª edição dos Jogos Africanos, a ter lugar a partir da próxima sexta-feira (08) na capital do Gana, Acra, para que traga bons resultados através da sua entrega abnegada e responsável.
O evento termina a 23 do mês corrente.
Falando esta segunda-feira (04) em Maputo, durante a recepção da delegação moçambicana, que visava a apresentação oficial de cumprimentos de despedida dos atletas, Maleiane também recomendou a delegação para evitar um excesso de nervosismo a ponto de perderem capacidade de raciocínio.
“É uma responsabilidade muito grande, mas vocês devem usar mais a vossa inteligência, a vossa capacidade”, disse, sublinhando a importância de um relaxamento moderado, sempre que a responsabilidade estiver intensa porque às vezes constitui causa de desconcentração.
O relaxamento moderado, segundo o Primeiro-Ministro, vai deixar os atletas mais descontraídos e com hipóteses de alcançar muitas vitórias durante a competição.
“Continuem a ser aquela marca que geralmente caracteriza a nossa delegação moçambicana; de inclusão, respeito e apta, na medida em que, geralmente quando a gente marca [golos, pontos] as pessoas dizem: ahh, só pode ser a delegação moçambicana, da forma como estão”, vincou, acrescentando que “nós queremos que continue com essa marca”.
Composta por 58 integrantes, dos quais 33 atletas das modalidades de atletismo, boxe, judo, natação, taekwondo, voleibol de praia, xadrez e ténis, sete treinadores, e igual número de coordenadores, a delegação tem ainda cinco médicos, um chefe da Missão, e igual número de administrativo e tesoureiro.
Além de Acra, mais duas cidades ganesas vão sedear os Jogos Africanos, nomeadamente, Kumasi e Cape Coast.
O badminton, basquetebol de três, vólei de praia, ciclismo, ginástica, judo, natação, ténis, ténis de mesa, voleibol e luta livre, são modalidades qualificativas para os Jogos Olímpicos, Paris 2024.
Participam nesta edição dos jogos africanos, mais de cinco mil atletas de todo o continente.
(AIM)
Ac/sg