
Ministra dos combatentes
Maputo, 11 Jul (AIM) – O governo moçambicano apela ao engajamento de todos os segmentos da sociedade para a preservação da paz no país.
O apelo foi feito hoje, em Maputo, pela Ministra dos Combatentes, Josefina Mpelo durante o lançamento do Concurso Nacional sobre Paz, Reconciliação e Inclusão Social (CNPRIS).
Mpelo considera que com o valor das suas obras e expressões culturais a sua disposição os artistas dispõem de todas as ferramentas necessárias para transmitir os valores da paz, reconciliação e união entre os moçambicanos.
“Convidamos todos os moçambicanos para que se tornem em arquitectos da paz, artesãos da reconciliação e construtores de uma sociedade mais inclusiva”, disse.
Mpelo considera vital o envolvimento de todos os artistas na transmissão dos valores da paz, reconciliação e inclusão nas suas variadas actuações.
“Assim como convertemos metal em enxadas, convidamos os nossos artistas, músicos, escritores, dançarinos, cineastas e todos os criadores culturais a transformarem suas experiências, memórias, e esperanças em obras que cultivam a paz, reconciliação e inclusão social”, disse.
“Cada pincelada, cada nota musical, cada verso, cada movimento coreografo e cada imagem capturada que seja um instrumento de reconciliação unindo-nos através da beleza e da criatividade”, acrescentou.
O concurso visa reconhecer através da premiação, os feitos de actores que se evidenciaram na prática de acções de promoção e consolidação da paz e reconciliação nacional.
O evento contou com assinatura de um acordo tripartido entre o Fundo da Paz e Reconciliação Nacional (FPRN), Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) e a Universidade Pedagógica (UP) Maputo, que vai operacionalizar o concurso referido.
(AIM)
ZT/sg