
Maputo, 14 Jul (AIM) – A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) lamenta que o que filho do Presidente da República, Florindo Nyusi, não tenha prestado primeiros socorros as crianças sinistradas num acidente ocorrido na última sexta-feira (12).
O acidente, que ocorreu após Florindo Nyusi embater numa outra viatura ligeira e que, de seguida, atropelou duas crianças de sete e oito anos de idade, teve lugar ao longo da Avenida Julius Nyerere, na cidade de Maputo.
“Acompanhamos ainda com tristeza e particular preocupação a informação de que o condutor do veículo que teria causado o acidente não teria prestado assistência, como é de lei e bem assim que o apoio que se estava a disponibilizar as crianças e suas famílias seria questionável, se existente”, refere a Comissão dos Direitos Humanos da OAM.
O posicionamento consta de um comunicado de imprensa enviado à AIM, este fim de semana.
A Comissão diz ainda ser um caso que, pela sua natureza, colocará a prova a seriedade do sistema da administração de justiça no país, sublinhando ser importante que, desde logo, a Polícia tenha feito o seu trabalho e fidelizado o local do acidente e a busca imediata de indícios de ilícito, como imagens e medição das eventuais marcas de freagem no pavimento, entre outros.
“Mantemos total confiança no Direito e nas Instituições de administração da justiça, todavia entendemos ser, de facto, um caso que testará a seriedade e isonomia do nosso sistema da administração da justiça”, acrescentou.
Refira-se que, na noite em que decorreu o acidente, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, deslocou-se ao Hospital Central de Maputo (HCM), para prestar a sua solidariedade junto de uma das crianças sinistradas e que se encontrava ainda internada.
De acordo com a equipa médica que presta assistência à criança ainda internada, ouvida pelo Chefe do Estado durante a visita ao hospital, a mesma está fora de perigo, sendo que a outra teve alta hospitalar imediatamente depois de dar entrada nos serviços de urgência.
(AIM)
Sc/FF