
Campanha de educação Cívica Eleitoral no Bairro George Dimitrov, distrito municipal Kamubukwana na Cidade de Maputo. Foto de Santos Vilanculos
Nampula, (Moçambique), 15 Jul (AIM) – Um total de 820 agentes irá trabalhar na província de Nampula, no norte de Moçambique, de 25 de Julho a 23 de Agosto, na campanha de educação cívica rumo às eleições gerais de 09 de Outubro próximo.
Com efeito, termina esta segunda-feira um seminário de dois dias que o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) organizou para formar 30 formadores de agentes de educação cívica, os quais têm a missão de formar, nos próximos dias, os 820 agentes que estarão no terreno a difundirem mensagens nas comunidades sobre a participação dos cidadãos no acto eleitoral.
Na abertura do seminário, no domingo (14), o vice-presidente da Comissão Provincial de Eleições, Branquinho Nhombe, referiu que os formadores têm a importante missão de dotar aos futuros agentes de educação cívica de conhecimentos para melhor desempenho da sua tarefa.
A província de Nampula recenseou 3.266.882 potenciais eleitores, sendo 1.683.383 mulheres e os restantes homens.
A futura Assembleia Provincial Nampula dispõe de 94 assentos.
Já são conhecidos os cinco candidatos a governador da província de Nampula, nomeadamente: Eduardo Abdula, cabeça-de-lista da Frelimo, Abiba Abá, da Renamo, Raúl Novinte, da Coligação Aliança Democrática (CAD), Santos Almeida, do Partido Acção de Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI) e Fernando Magalhães, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
(AIM)
Rosa Inguane (RI)/dt