Maputo, 27 Jul (AIM) – O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, promete promover o auto-emprego, no seio da juventude, através da expansão de escolas técnicas-profissionais.
Chapo prometeu este desiderato este sábado (27), no distrito de Mecanhelas, província do Niassa, norte de Moçambique, durante um comício.
“Vamos trazer escolas do ensino técnico profissional, que ensinam os jovens a ser carpinteiro, a ser pedreiro, a ser eletricista e outros cursos que dão para os jovens aprenderem a fazer alguma coisa”, disse.
Chapo disse acreditar que, com formação e qualificação, os jovens poderão trazer soluções aos problemas enfrentados nas suas comunidades.
“E a partir desta profissão, o jovem vai conseguir fazer a sua barraca, a sua pequena empresa e, quando houver avarias de energia aqui em Mecanhelas, numa casa, este jovem estará em condições de reparar, e como resultado, vai receber o seu dinheiro”, afirmou.
Na mesma ocasião, o candidato presidencial da Frelimo apontou ainda a construção de um hospital distrital na vila de Insaca, a sede do distrito de Mecanhelas, como outro projeto que consta do manifesto eleitoral da Frelimo para esta região do Niassa.
“Sabemos que aqui em Mecanhelas temos que construir um hospital. Sabemos que uma das grandes preocupações da população de Mecanhelas é a estrada Cuamba-Mecanhelas. São estas e outras grandes preocupações que a população de Mecanhelas tem, que nós, como Frelimo, queremos trabalhar para continuar a resolver”, considerou.
Para Chapo, a asfaltagem desta rodovia vai facilitar a deslocação de pessoas e bens e a elevação do poder económico da população, através da comercialização agrícola e acesso rápido aos mercados.
Segundo a Rádio Moçambique (RM), emissora nacional, ainda este sábado, Chapo reuniu-se com os líderes comunitários, religiosos, personalidades influentes, funcionários públicos e o gabinete distrital de preparação de eleições alargada às organizações sociais do partido.
(AIM)
Snn/dt