Moamba (Moçambique), 3 Set (AIM) – A Frelimo anunciou esta terça-feira (3), na sede do Posto administrativo de Ressano Garcia, distrito de Moamba, na província de Maputo, que um dos maiores desafios é criação de emprego para juventude, bem como criar um banco de desenvolvimento para apoiar iniciativas juvenis.
“O primeiro grande desafio que nós temos é a questão de emprego para os nossos jovens e para todos nós, o segundo é habitação para os nossos jovens, isso resolve-se com o trabalho”, disse o cabeça de lista da Frelimo para a província de Maputo, Mateus Tule.
“Queremos aumentar a nossa produção. Assim, poderemos ter emprego, construir casas para os nossos jovens e isso se faz com a contribuição de todos”, acrescentou.
Garantiu que caso a sua formação política e candidato presidencial Daniel Chapo, vençam as eleições de 9 de Outubro, o futuro governo vai criar um banco de desenvolvimento com vista financiar iniciativas dos jovens.
Tule falava esta terça-feira (3), no comício popular realizado em Ressano Garcia, antecedido de uma marcha pelas artérias da vila.
Um outro projecto importante tem a ver com a expansão do ensino técnico profissional na província de Maputo e outros cantos do pais.
A Frelimo assume a expansão da formação profissional dos jovens como base para que saibam fazer, tornando-os empreendedores, empresários e empregadores de outros.
“Os nossos jovens têm que aprender a saber fazer. Têm que ter actos, temos que trabalhar para que mais jovens tenham formação técnico profissional, a formação vai permitir que eles possam empregar-se. O nosso candidato diz que vai criar um banco de desenvolvimento que permitirá dar dinheiro aos jovens para criarem as suas empresas”, referiu.
Não só, o aumento de número de idosos beneficiários do subsídio social básico através do Instituto Nacional de Acção Social, constitui uma outra preocupação para província de Maputo e do país no geral. Para o efeito o futuro governo pretende aumentar o número de beneficiários.
Quanto ao sistema de abastecimento de água no bairro 25 de Junho, que recentemente indivíduos de má fé extraíram alguns acessórios, o actual Governador da província de Maputo e cabeça de lista promete resolução a curto prazo.
Acrescentou que caso a Frelimo e o seu candidato presidencial Daniel Chapo vençam às eleições será melhorada a rodovia da circular que dá acesso ao cemitério.
“Há muitos desafios, isso só se faz com a contribuição de todos residentes do distrito da Moamba, em especial da vila de Ressano Garcia”, disse.
Por seu turno, o chefe adjunto da brigada central de assistência a província de Maputo e membro da Comissão Política da Frelimo, Tomás Salomão, recordou que falta apenas um mês e uma semana para os eleitores irem votar.
“Porquê é que vamos votar em Daniel Chapo e na Frelimo? Que é para vivermos em paz aqui em Moçambique. Vivermos em paz e tranquilidade aqui no nosso país, não termos mais guerra, os pais não estarem preocupados porque seu filho está na guerra em Cabo Delgado “, disse Salomão.
O membro da Comissão Política da Frelimo, disse que os jovens devem estar ocupados e não devem escolher o tipo de emprego.
“Para fazer isso é preciso ter profissão ir a escola formação técnica, é por isso que o nosso candidato Daniel Chapo diz” escola de formação profissional” para saber fazer, ser bom pedreiro, carpinteiro, marceneiro, engenheiro, electricista, bom soldador para ganhar dinheiro e cuidar da sua família, cada um ter o seu rendimento “, disse Salomão.
De seguida apelou a juventude para evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas.
(AIM)
MR/sg