Nampula (Moçambique) 29 Jul (AIM) – A família, como núcleo fundamental e elemento base da sociedade, é como a Primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi descreve esta instituição social, na manhã desta segunda-feira, após ser laureada com o título doutora “Honoris Causa” pela Universidade Rovuma, na cidade de Nampula.
A outorga a Isaura Nyusi, do título honorífico em “Acção Humanitária e Responsabilidade Social”, foi fundamentada pela sua intervenção relevante em áreas sociais como educação, saúde e protecção a pessoa vulnerável como idosos e crianças.
Na sua primeira comunicação, após ser distinguida, e na presença do Presidente da República, seu esposo, Filipe Nyusi e outros dignitários do Estado moçambicano, a laureada, centrou -se na instituição família.
“Os valores morais em Moçambique devem ser profundamente partilhados no seio familiar”, afirmou Isaura Nuysi.
O papel da mãe foi descrito pela mais nova Doutora “Honoris Causa” da UNIROVUMA, como crucial no seio familiar promovendo melhor compreensão entre os seus membros.
“A família é o elemento fundamental e base de toda a sociedade, espinha dorsal e, por isso, centro fulcral da nossa acção”, enfatizou.
Das iniciativas que promoveu, Isaura Nyusi apontou o combate às uniões prematuras, que considera uma violação dos direitos humanos e, congratulou as autoridades por terem aprovado uma lei específica a esse respeito.
Entretanto, a AIM apurou que está em preparação o lançamento de um livro da autoria de Isaura Nyusi, onde pretende retratar todo o seu percurso e contribuição nas causas sociais.
A cerimónia de outorga deste título ocorreu no contexto da realização do III Fórum sobre Acção Humanitária e Responsabilidade Social da Universidade Rovuma, cuja sede é na cidade de Nampula.
O Reitor da UNIROVUMA, Caetano Brito dos Santos, descreveu as acções que tem levado a cabo nesta área que decidiu que seria relevante reconhecer quem tem feito muito por esta causa com a distinção a uma figura que considerou incontornável.
“Decidimos que seria relevante reconhecermos quem já está a fazer muito nesta área, com acções concretas que salvam vidas e aliviam o sofrimento das nossas populações. Quando falamos de figura incontornável no âmbito da Acção Humanitária em Moçambique, estamos obviamente a nos referir à Isaura Gonçalo Ferrão Nyusi, Primeira-Dama da República de Moçambique”, clarificou.
Brito dos Santos entende que Isaura Nyusi é a nível nacional e internacional reconhecida pela sua dedicação à causa do bem-estar das populações moçambicanas desfavorecidas, das vítimas do extremismo violento e outros grupos vulneráveis.
“Todos nós reconhecemos o contributo que Isaura Nyusi tem dado, a vários níveis, para a construção de uma sociedade moçambicana de paz, de harmonia e de justiça social. Esses feitos serão hoje sobejamente anunciados, pois pretendemos homenagear as suas extraordinárias contribuições e esforços incansáveis para tornar Moçambique um lugar melhor para todos”, anotou.
(AIM)
RI /sg