Maputo, 14 Ago (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, felicitou hoje (14) o seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera, pela outorga do título Doutor “Honoris Causa”, cuja atribuição terá lugar quinta-feira (15), na cidade de Maputo.
O título é atribuído pela Universidade Joaquim Chissano (UJC) em reconhecimento pelo seu papel na cooperação internacional para o desenvolvimento e pelas boas relações com Moçambique e outros país do mundo.
“Aproveitamos agora para felicitá-lo, por antecipação, pois sabemos que a nossa Universidade Joaquim Alberto Chissano decidiu outorgar-lhe o título Doutor Honoris Causa”, disse Filipe Nyusi, que falava em conferência de imprensa conjunta, minutos após o término conversações oficiais entre as delegações dos dois países com objectivo de reforçar, aprofundar e consolidar as relações históricas de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação.
Vale lembrar que Chakwera iniciou hoje uma visita de trabalho de dois dias a Moçambique.
Sobre a atribuição do título Doutor Honoris Causa à Chakwera, o membro do Comité Organizador da Outorga, académico Calton Cadeado, disse que o título é em reconhecimento do contributo de Lazarus Chakwera no fortalecimento das relações bilaterais com Moçambique.
“Hoje, por exemplo, nós temos relações jamais vistas com o Malawi”, disse Cadeado, acrescentando que Chakwera conseguiu levar muitas visitas de Estado para aquele país vizinho, como nenhum outro presidente antes tinha o feito.
Além disso, a fonte destaca que actualmente os parceiros internacionais já têm um nível de respeitabilidade muito alto com o Malawi, facto que espelha igualmente o empenho de Chakwera.
(AIM)
SC/sg