Maputo, 13 Ago (AIM) – O Instituto Nacional do Petróleo (INP) pretende instalar um dispositivo para controle online e em tempo real da quantidade de gás natural produzida na Fábrica de Processamento de Gás Natural de Temane, distrito de Inhassoro, província meridional de Inhambane, e exportadas para a vizinha África do sul.
A informação foi avançada à Rádio Moçambique, emissora nacional pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INP, Nazário Bangalane, explicando que a introdução do referido sistema tem como objectivo aprimorar os mecanismos de controlo do processo de produção e exportação.
Bangalane reconhece que neste momento o acompanhamento é feito através de visitas de monitoria e calibragem dos equipamentos, daí a urgência de instalar um sistema de controle online.
“Nós temos equipas técnicas que vêm trabalhando aqui. Há várias formas de fazer esse trabalho, fazemos monitorias regulares ao sistema de medição, participamos na calibração dos equipamentos e isso nos confere uma confiança digna dos trabalhos que estão sendo feitos, porque o gás que sai daqui da CPF corresponde ao que está a ser produzido e o que está previsto nos contratos”, avançou.
O PCA do INP salientou que a indústria é dinâmica, por isso a decisão de aprimorar os mecanismos de controle.
“Precisamos ainda interagir com as empresas especializadas na matéria e vamos actuar cada vez mais. Temos agora o CPF a produzir, mas contamos com outros vários campos que entrarão no processo no futuro”, disse.
“Então temos que começar a nos preparar neste sentido de quando tivermos outros campos de produção nós também termos um controle mais assertivo, mais optimizado”, acrescentou.
(AIM)
FG/sg