
Chimoio (Moçambique), 14 Ago (AIM) – O número de alunos no programa de alfabetização e educação de jovens e adultos reduziu nos últimos cinco anos de um efectivo de 20.276 educandos, em 2019, para os actuais 17.810 na província de Manica, centro de Moçambique.
A taxa representa um decréscimo em 12,16 por cento de educandos que frequentam o ensino.
Em 2019, o índice de analfabetismo era de 28,9 por cento. Actualmente situa-se em 21,9 por cento.
Os dados foram apresentados esta quarta-feira (14) no distrito de Gondola, pela governadora da província de Manica, Francisca Tomás, no decurso da X sessão da Assembleia Provincial (AP).
Francisca Tomás referiu que a redução da taxa de analfabetismo deveu-se à participação da população nos programas de educação de jovens e adultos.
O aumento de estabelecimentos de ensino, principalmente nas zonas recônditas, também influenciou para a escolarização da população.
A título de exemplo, no ano de 2019, a província de Manica tinha 933 escolas públicas e particulares.
Até ao fim deste quinquénio (2020-24), o número de estabelecimentos de ensino aumentou para 1.008, mercê da abertura de mais 75 novas escolas.
Nestes estabelecimentos de ensino frequentam um universo de 762.485 alunos.
“O aumento do efectivo escolar aumentou em 19,5 por cento. Passou de 637.210 para 762.845 anos este ano. Para o governo da nossa província é de saudar o trabalho que está sendo feito para o bem da população”, afirmou Francisca Tomás.
Segundo a governadora, “realizamos estas actividades com as atenções viradas para a população. É objectivo do governo prover mais serviços básicos à população como a expansão da rede escolar, sanitária, entre outras infraestruturas básicas”.
A décima sessão da Assembleia Provincial é a última do presente quinquénio (2020-24) que está prestes a terminar.
Durante três dias serão abordados temas como informação detalhada sobre a situação da segurança alimentar e nutricional da província de Manica, e balanço do plano e orçamento do órgão de governação descentralizada provincial referente ao primeiro semestre do ano 2024.
Apresentação e apreciação do relatório do termo do mandato dos órgãos de governação provincial 2020-24, balanço do plano de actividades e de orçamento da Assembleia Provincial referente ao primeiro semestre de 2024, engrossam o leque dos pontos de agenda da sessão.
A Assembleia Provincial de Manica no presente quinquénio funcionou com um total de 80 membros, sendo 57 da bancada do partido governamental, a Frelimo, e 23 da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique.
(AIM)
NM/mz