Maputo, 16 Ago (AIM) – O secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo, o partido no poder, Daniel Chapo diz que em caso de vitória nas eleições deste ano vai apostar na educação com a introdução de algumas disciplinas essenciais para a construção da cidadania.
Chapo fez a afirmação hoje, na cidade de Chibuto, província meridional de Gaza, durante um comício dirigido no segundo e último dia de uma visita de trabalho de dois dias que efectuou a aquela região.
O secretário-geral e candidato presidencial explicou que, a construção de uma sociedade estruturada e virada para a promoção do bem passa pela introdução no currículo deste ensino disciplinas de educação cívica e patriótica.
“Nós também vamos continuar a trabalhar para melhorar as questões relacionadas com a educação. A educação é uma área importante para o desenvolvimento, não há desenvolvimento sem educação e achamos que os nossos jovens precisam de saber de onde é que estamos a sair, onde é que nós estamos e para onde é que vamos. Para isso, precisamos de introduzir disciplinas importantes na educação”, disse.
Segundo Chapo, uma das disciplinas é a Educação Cívica Patriótica, para que os jovens primeiro saibam distinguir o bem do mal porque vai ter ética, vai ter moral.
Também é preciso, desde cedo, formar as crianças a saber respeitar os mais velhos, a saber cumprimentar os mais velhos e distinguir o bem do mal, para evitar a criminalidade no futuro.
Chapo salientou que o jovem precisa saber que ser corrupto e matar é mau desde criança e isso passa pela educação.
Num outro desenvolvimento, disse que a Estrada Nacional Número Um (EN1), espinha dorsal, vai merecer maior atenção dada a sua atenção como pulmão de desenvolvimento.
“Precisamos de mais estradas em condições, a Estrada Nacional Número Um é uma das nossas grandes apostas porque ela é que permite a ligação sul, centro e norte, é a espinha dorsal para desenvolver o nosso país para que a economia desenvolva, cresça e cada um de nós consiga fazer chegar dinheiro no bolso e comida na mesa em casa”, avançou.
Durante a sua visita a Gaza, Chapo reuniu-se com os órgãos de base em toda a província nomeadamente: células, comités de círculo, zonas e distritais com olhos postos nas eleições de 09 de Outubro próximo.
(AIM)
FG/sg