Maputo, 21 Ago (AIM) – O edil da capital moçambicana, Maputo, exortou esta quarta-feira (21) aos munícipes para unirem esforços tendentes a resolver os males que assolam a urbe.
Razaque Manhique apontou problemas relacionados com transportes, saneamento, vandalização de bens públicos, assaltos, entre outros que causam sofrimento aos munícipes.
“O que nós devemos fazer é nos concentrarmos no trabalho e não nos problemas. Nós vamos atrás dos problemas para buscar soluções que vão beneficiar a população”, disse Manhique.
A fonte, que falava esta quarta-feira (21) na abertura da IV Sessão Ordinária e VIII Reunião Plenária municipal, apelou à participação activa dos membros da assembleia municipal, da sociedade civil, do sector privado e de cada munícipe “para que juntos possamos construir uma cidade melhor”.
“Isso exige um esforço conjunto de todos os sectores da sociedade”, sublinhou.
A fonte considerou que a educação cívica e a promoção de uma cidadania responsável na mobilidade viária são fundamentais para o bem-estar urbano. Por isso, está-se a intensificar acções de sensibilização sobre o correcto estacionamento de viaturas e uso de sanitários públicos.
“É muito deselegante que alguém pare na rua e dispa-se para fazer necessidades biológicas”, apontou.
Adiantou que a cidade de Maputo deve ser limpa, e o munícipe deve ser sensibilizado a adoptar boas práticas.
“Estamos a procurar formas de garantir que a nossa cidade esteja limpa, especialmente as valas de drenagem devido à época chuvosa que se aproxima, pois estamos cientes dos problemas que as inundações e a falta de saneamento adequado causam à nossa população”, referiu Manhique.
Para enfrentar tais desafios, o município, segundo o Edil, está a implementar um programa abrangente de reabilitação e expansão da rede de drenagens e saneamento, visando reduzir as áreas propensas a inundações e melhorar a saúde pública, através da Empresa Municipal de Saneamento e Drenagem, cujo impacto de funcionamento já é visível.
Ademais, Manhique mostrou-se satisfeito com as acções de tapamento de buracos realizadas pelo município durante o segundo trimestre do ano corrente.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Municipal, Maria Nhancale, disse que a busca de soluções para os problemas da população deve ser um trabalho em equipe.
“As bancadas parlamentares devem aprimorar a ligação, por um lado, com os munícipes de modo a recolherem as principais preocupações e, por outro, identificar aspectos fundamentais que merecem esclarecimento público e intervenção do executivo municipal”, afirmou.
Esta forma de ser e estar visa promover uma actuação harmoniosa de todas as partes interessadas no desenvolvimento da Cidade de Maputo, disse Nhancale.
(AIM)
NL/mz