Maputo, 21 Ago (AIM) – Um grupo de formadores paraquedistas gregos afectos à missão militar de Formação da União Europeia em Moçambique (EUTM-Moz) foi recentemente distinguido pelo seu empenho, durante um semestre, nos exercícios de capacitação e treinamento das forças especiais moçambicanas que combatem o terrorismo em Cabo Delgado, zona norte, e outras ameaças à paz.
A condecoração veio da missão da EUTM-Moz, chefiada pelo português Major-General João Gonçalves, que decidiu distinguir a Grécia pela consistência no envio rotativo de especialistas militares, desde 2022, para o reforço dos níveis de instrução militar da força moçambicana que combate o terrorismo em Cabo Delgado.
De 2022 a esta parte, a Grécia enviou ao país 35 militares paraquedistas que, nos últimos dois anos, desempenharam papéis cruciais na capacitação de cerca de 1.700 oficiais das forças especiais do exército moçambicano.
Durante a cerimónia de condecoração militar do contingente grego, o Major General João Gonçalves destacou as qualidades individuais e colectivas dos especialistas gregos, sublinhando o seu impacto nas acções de fortalecimento da capacidade militar moçambicana, concorrendo assim para o estabelecimento da paz e segurança no país.
Por sua vez, o Cônsul Geral Honorário da Grécia em Maputo, Gerry Marketos, expressou orgulho pela distinção ao contingente grego, afirmando que “Estas condecorações são um reconhecimento justo ao esforço e à dedicação dos militares, cujo trabalho incansável tem sido crucial para tornar as tropas moçambicanas mais capacitadas e resilientes. É uma honra ver os oficiais gregos a serem reconhecidos pelo seu valor e compromisso com a paz.” Lê-se no comunicado de imprensa distribuído hoje pelo consulado.
Ainda na ocasião, Gerry Marketos fez saber que, na senda do encontro mantido este ano entre os homólogos Ministros da Defesa de Moçambique e da Grécia, durante o Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que teve lugar em Bruxelas, abriu-se uma nova janela de cooperação que permitirá reforçar ainda mais a relação entre os dois países.
Assim, em resultado do encontro, a Grécia reafirmou a sua participação na nova fase da missão da União Europeia que deverá arrancar já no próximo mês de Setembro, desta vez com a designação EUMAM Mozambique – Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique.
Ademais, a Grécia assegurou ao Estado moçambicano a continuidade da concessão de bolsas de estudo para oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), para que estejam cada vez mais prontos para assegurar a paz e a segurança do país.
“Desde Janeiro de 2022, a EUTM-Moz tem apoiado Moçambique em vários domínios, com destaque para o treinamento militar, incluindo preparação operacional; treino especializado, abrangendo o contraterrorismo; treino e educação sobre a protecção de civis e conformidade com o direito humanitário internacional e a lei de direitos humanos; promoção da agenda Mulheres, Paz e Segurança”, escreve o comunicado.
Entre as forças nacionais contempladas, destacam-se as companhias de Fuzileiros Navais da Marinha Moçambicana e as Forças Especiais do Exército. O governo da Grécia, representado pelo seu consulado em Moçambique, reafirma o seu contínuo engajamento no apoio às forças moçambicanas na erradicação dos focos de desestabilização que minam o bem-estar da população.
(AIM)
pc