Chimoio (Moçambique) 23 Ago (AIM) – O ministro dos transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala, procede esta sexta-feira (23), na cidade de Chimoio, província central de Manica, a entrega de cheques aos representantes de empresas beneficiárias da II edição do Fundo Catalítico para Inovação de Demonstração (FCID), enquadrado no Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral (PCCAA).
Uma nota de imprensa da Agência do Desenvolvimento do Vale do Zambézia enviada à AIM refere que o PCCAA é implementado sob a Coordenação geral do Ministério dos Transportes e Comunicações e tem como objectivo estimular a actividade do sector privado ao longo de corredores específicos de Moçambique e do Malawi, reduzindo os custos de comércio e o tempo, aumentando o desenvolvimento das cadeias de valor e melhorando o acesso a infraestruturas.
O FCID é um fundo competitivo, orientado pela procura, com um processo de seleção baseado em evidências que demonstram práticas de negócios com benefícios para os Pequenos Produtores e/ou MPME’s.
O evento público, a ser presidido pelo Ministro, contará com a participação da governadora de Manica, Francisca Tomás, e do Director Geral da Agência do Zambeze.
A II Edição do FCID financia cadeias de valor com impacto no incremento do comércio com o Malawi e exportações para a região da África Austral e outros mercados internacionais.
Segundo a mesma nota de imprensa, na II Edição do FCID foram aprovados 14 projectos de igual número de empresas, Cerimónia de Assinatura dos Acordos de Subvenção vão participar 11 empresas, representando igual número de sub-projectos.
O financiamento é de cerca de 10.3 milhões de dólares e irão beneficiar directamente mais de 11 mil pequenos produtores em parceria com os projectos aprovados para o financiamento, na no Corredor da Beira e no Corredor de Nacala.
(AIM)
Nestor Magado/dt