Maputo, 23 Ago (AIM) – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve no distrito de Dondo, na província de Sofala, deteve quatro indivíduos suspeitos de violar e assassinar uma cidadã no último final de semana.
A vítima de 34 anos de idade havia viajado da Cidade de Tete, província com o mesmo nome, até o distrito de Dondo, em Sofala, alegadamente para se encontrar com um dos detidos com que namorava à distância por se conhecerem através das redes sociais.
Os suspeitos, com idade compreendida entre 19 e 28 anos, teriam ficado com alguns pertences pessoais da vítima, como telemóvel, o que facilitou a descoberta de pistas do crime.
O porta-voz do SERNIC em Sofala, Alfeu Sitoe, disse que o grupo é responsável por vários casos de violação e assassinato de mulheres nas cidades da Beira e Dondo, sempre com o mesmo modo jubilante.
“Aliciaram a moça para que viesse cá e ao chegar, antes de violar sexualmente, amarraram tanto os membros superiores e inferiores, violaram e assassinaram, mas também ficamos a saber que além desta vítima também já tinham feito outras vítimas”, explicou Sitoe.
Um dos envolvidos confessou o crime relatando não ter agido sozinho.
“Violamos depois lhe amarramos as pernas, os braços, lhe tapamos a carra e lhe apertamos o pescoço, em seguida ela desmaiou e nós abandonamos o corpo ali”, relata o indivíduo confesso.
Desde o ano de 2023, que a província de Sofala regista uma onda de violações e assassinatos de mulheres, sobretudo trabalhadoras de sexo levando várias organizações femininas e dos direitos humanos a desencadear um movimento de repúdio.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt