Magude (Moçambique), 03 Set (AIM) – O secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, quer uma sociedade moçambicana livre de corrupção e outros males que apoquentam os cidadãos, explica sua esposa Gueta Chapo.
A esposa, que falava segunda-feira (02), no distrito de Magude, primeiro dia de visita a província de Maputo, advertiu que a corrupção apenas exacerba o sofrimento da população e retarda o desenvolvimento do país.
Por isso, a esposa do secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo defende que eliminar a corrupção é promover a paz e unidade nacional. Não haverá barreiras para a melhoria de vida em Magude, porque Chapo não pactua com a corrupção.
“Chapo é contra essas atitudes, ele vai eliminar e acabar com esses comportamentos porque ele ama o povo e quer o seu bem-estar. A paz permite-nos construir casas, escolas, postos de trabalho, e tudo quanto querermos”, destacou.
Assegurou ainda que, Chapo é o candidato presidencial que reúne todas as qualidades necessárias para melhor conduzir os destinos dos moçambicanos.
“Chapo é um jovem muito experiente e nos locais onde foi administrador e governador não houve problemas”, disse
Referiu que Chapo é alérgico à corrupção e, por isso, detesta os corruptos. Ao contrário, ama o povo moçambicano e deseja o seu bem-estar.
Para o efeito, Chapo vai continuar a assistir os grupos populacionais mais desfavorecidos, particularmente os idosos, mulheres e órfãos que vivem em más condições de vida.
Referiu que Chapo sabe que os jovens de Magude debatem-se com o problema da falta de emprego. Denunciou as empresas que vendem vagas de emprego para os jovens
“As empresas em Magude quando abrem vagas, mesmo que o jovem tenha todos os requisitos para ingressar nesta vaga, ainda são cobrados dinheiro”, disse Gueta Chapo questionando onde é que um jovem desempregado, cujos pais são carentes, vai conseguir dinheiro para conseguir emprego.
Durante a reunião, dirigida por Gueta Chapo, os líderes comunitários pediram a abertura de vias de acesso para o ordenamento de terrenos e, reabilitação de estradas, aumento de subsídios para os idosos, construção de pontes e diques em zonas inundáveis, expansão da rede eléctrica, hospitalar e abastecimento de água, antenas de telefonia móvel.
Na ocasião, ainda pediram a alocação de ambulâncias e ampliação de infra-estruturas no Centro de Saúde, criação de mecanismos para o controlo de queimadas descontroladas em algumas zonas de Magude, construção de mais bancos e uma universidade.
Em resposta, Gueta Chapo disse que o candidato e a Frelimo, estão cientes destas preocupações, incluindo o conflito Homem-animal e da prática da corrupção nos hospitais.
A população está confiante na vitória de Daniel Chapo e a Frelimo, por isso pede que a sua governação seja feita com zelo, caso estes vençam as eleições.
Ainda na segunda-feira, Gueta Chapo reuniu-se com líderes comunitários e fez campanha eleitoral porta a porta.
(AIM) NL/sg