
Comício Popular em Manica, Posto Administrativo de Messica. Foto de Carlos Júnior
Por Nelúcia Manhiça, da AIM, em Manica
Manica (Moçambique), 16 Set (AIM) – A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, efectua a partir desta segunda-feira (16) uma visita de trabalho no distrito de Manica, localidade de Messica, para reforçar a campanha de mobilização de voto para Frelimo e o seu candidato, Daniel Chapo.
Isaura Nyusi, no âmbito da campanha eleitoral, escalou hoje (15), a província de Manica, na companhia da esposa do secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, onde orientou um comício popular e, destacou a província como palco de muitas realizações do Governo.
Na interacção com a população de Messica, disse que o plano do Governo prevê dar seguimento aos programas e projectos de desenvolvimento social nas áreas, social, económica, educação, saúde, promoção e empoderamento da mulher, protecção das camadas desfavorecidas, crianças, idosos e órfãos, caso a Frelimo e Chapo vençam as eleições a 09 de Outubro próximo.
“As realizações do Governo e do partido, são visíveis em todo o país e, na província de Manica, em particular, tivemos grandes realizações”, destacou.
Apesar das inúmeras acções realizadas nesta província, Isaura Nyusi disse que o partido ainda promete, no presente ano, construir a Escola Secundária de Vumba, bem como reabilitar o Clube Desportivo de Pemba, dificuldade constatadas durante as missões de trabalho.
Igualmente, enalteceu os esforços do Presidente da República, Filipe Nyusi e comunidade internacional na manutenção e consolidação da paz, bem como no desenvolvimento do país.
Referiu ainda que, “o Presidente Nyusi muito tem feito pela paz em Cabo Delgado, junto com parceiros, porém o desenvolvimento do nosso país depende, não só do calar das armas, mas sobretudo na promoção da paz entre os moçambicanos para que vivam em tranquilidade”.
Aproveitando a ocasião, a Primeira-dama pediu voto total à população de Messica, com vista a continuarem a criar condições para o bem-estar da população.
“A Frelimo e Chapo vão continuar com os programas e projectos de desenvolvimento, mas para que isso aconteça nós precisamos e pedimos o vosso voto, conquanto estejamos confiantes de que Messica vai votar”, insistiu.
Por seu turno, Gueta Chapo apelou à confiança da população no partido e Chapo para continuarem com os projectos de desenvolvimento do distrito.
Ainda manteve um encontro com líderes religiosos e comunitários, a quem pediu votos e, apelou à coesão e vigilância na comunidade, estes garantiram que o voto no dia 09 é uma certeza.
Destacam-se entre as preocupações dos líderes religiosos e comunitários a falta de uma universidade pública, água, subsídio dos idosos e antigos combatentes.
Em resposta, Isaura Nyusi tranquilizou a população ao afirmar que, “todas as preocupações terão solução, por isso pedimos que continuem a confiar na Frelimo e Chapo para cumprirem as suas promessas, que não serão realizadas de um dia para o outro”.
Num outro desenvolvimento, um dos lideres comunitários presente na reunião disse que, “Messica era uma mata povoada por leões. Após a independência, graças ao partido, a mata transformou-se em vila, por isso, garantimos que tudo faremos para a materialização da Frelimo e Chapo”.
Isaura Nyusi, dirigiu-se ainda à cidade de Chimoio para mais um comício popular, onde afluíram ao Clube da Liga Muçulmana de Chimoio cerca de três mil membros e simpatizantes.
(AIM)
NL/sg