
Esposa do Candidato Presidêncial da FRELIMO, Gueta Chapo, realiza Comício Popular no Distrito de Macossa, Província de Manica, Localidade de Dunda. Foto de Carlos Júnior
Por Nelúcia Manhiça, da AIM, em Guro
Guro (Moçambique), 14 Set (AIM) – A esposa do secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo, Gueta Chapo, iniciou hoje (14), uma visita de três dias a província central de Manica, onde escalou o distrito de Guro, para reforçar a mobilização de voto popular.
À sua chegada, centenas de pessoas, incluindo membros, simpatizantes e a população em geral, afluíram ao local onde teve lugar o comício popular, orientado por Gueta Chapo.
Durante o evento Gueta Chapo interagiu com os lideres comunitários e religiosos que aproveitaram a oportunidade para transmitirem as suas preocupações.
“Além de uniforme, espaços e transporte, pedimos a facilitação no processo de registo das igrejas, porque tem sido muito difícil”, disse um líder religioso.
Explicaram que enfrentam muitas dificuldades no processo de legalização de novas igrejas evangélica no distrito de Guro.
Dirigindo-se aos líderes religiosos e comunitários, demonstrou conhecimento real das suas necessidades, tendo garantido intervir junto ao Governo para facilitar a aquisição de uniforme e outro material, bem como terrenos para construção de igrejas.
Importa referir que o uniforme tem sido um elemento de estímulo para os líderes comunitários no país, uma vez que confere mais poderes e garante a legitimidade desta classe de apoio ao Governo nas comunidades.
Apesar das dificuldades, os residentes enalteceram os esforços do Governo para a melhoria das condições de vida da população, tendo garantido trabalho contínuo na mobilização do eleitorado rumo à vitória da Frelimo e seu candidato presidencial no dia 9 de Outubro próximo.
Durante o comício os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o plano de governação da Frelimo e Chapo, bem como a trajectória profissional e as qualidades do candidato profissional.
Na ocasião, disse que a Frelimo e Chapo vão continuar a actuar em diversas áreas nos próximos anos, com enfoque no subsídio social aos idosos, construção de infra-estruturas para aumentar a empregabilidade de jovens, acesso à habitação, provisão de água potável, distribuição de insumos agrícolas e melhoria das vias de acesso.
“Estamos a trabalhar duro para mobilizar o eleitorado a votar certo e bem no dia do voto”, frisou um dos presentes.
Gueta Chapo fez questão de insistir no pedido de voto para Daniel Chapo e Frelimo, porque “precisam ganhar para continuarem a trabalhar no cumprimento das suas promessas. Devemos confiar no Chapo e Frelimo, porque têm experiência em trabalhar com o povo”.
(AIM)
NL/sg