
Esposa do Candidato Presidencial da FRELIMO, Gueta Chapo em Murrupula, na Província de Nampula. Foto de Carlos Júnior
Por Nelúcia Manhiça, da AIM, em Murrupula
Murrupula (Moçambique), 22 Set (AIM) – A mecanização agrícola é parte integrante de um conjunto de estratégias do candidato presidencial, Daniel Chapo, bem como da Frelimo, partido que suporta a sua candidatura, para catapultar o desenvolvimento da província de Nampula, norte de Moçambique.
O facto foi anunciado pela esposa do secretário-geral e candidato presidencial do partido no poder, Gueta Chapo, que hoje (22) iniciou uma visita à Nampula, no âmbito da campanha para as eleições gerais de 9 de Outubro próximo.
Sublinhou que atrair novas empresas é fundamental para resgatar o crescimento económico desta província, por meio da modernização do processo de produção, escoamento e comercialização dos produtos agrícolas.
Em Nampula, Gueta Chapo escalou o distrito de Murrupula, que serviu de porta de entrada para a campanha eleitoral, onde orientou um comício bastante concorrido pela população local.
“Chapo vai trazer empresas ligadas à agricultura que vão abrir grandes farmas e empregar os nossos jovens e mulheres”, disse.
Explicou que esta acção irá impulsionar o crescimento económico desta província que possui um elevado potencial agrícola, citando como exemplo a produção da mandioca e batata-doce.
Garantiu também que o governo da Frelimo e Chapo vão prover uniforme, transporte e subsídio melhorado aos líderes comunitários.
“Chapo sabe que os líderes comunitários precisam de ter condições para trabalharem sem sobressaltos”, afirmou.
Segundo a esposa do candidato da Frelimo, Daniel Chapo contribuiu para o crescimento económico de Nacala-a-Velha na altura quando exercia as funções de administrador.
“Nacala-a-Velha cresceu muito. Isso atraiu muitas empresas e, por conseguinte, muitos jovens tiveram emprego”, sublinhou.
Ao transmitir a experiência de Daniel Chapo como administrador em Nacala-a-Velha, assegura que a pretensão de resgatar e transformar a província de Nampula numa capital económica, vão prevalecer caso o candidato e o seu partido vençam estas eleições de 9 de Outubro.
“Nampula voltará a ser o que era antes, basta apenas confiarem na Frelimo e Chapo.”, assegurou.
Segundo Gueta Chapo, a instalação de um banco para financiamento de iniciativas juvenis é outra iniciativa que vai permitir a província aumentar o seu poder de compra, bem como oportunidades de negócios.
Referiu que Chapo tem domínio das preocupações da população de Nampula e, por isso, o povo deve confiar na Frelimo, partido no poder.
“É a Frelimo que se preocupa com o bem-estar do povo moçambicano, constrói escolas, estradas, providencia água para a sua população e, acima de tudo, preocupa-se com a paz no nosso país”, explicou.
Destacou ainda a paz como prioridade para a Frelimo e Chapo, “os nossos irmãos em Cabo Delgado estão a sofrer com o terrorismo, por isso, o candidato vai trabalhar para que possamos ter paz na província de Cabo Delgado, assim todo o país estará em paz”.
(AIM)
NL/sg