Machaze (Moçambique) 26 Set (AIM) – O primeiro secretário da Frelimo na província de Manica, Tomás Chitlango, está no distrito de Machaze para namorar o eleitorado em troca de abertura de mais fontes de abastecimento água potável e o melhoramento de vias de acesso, caso seu partido e o candidato presidencial, Daniel Chapo, vençam as eleições do dia 09 de Outubro próximo em Moçambique.
Machaze é uma região com sérios problemas de falta de água potável. É uma zona semi-árida.
Em algumas épocas do ano, principalmente seca, os residentes de Machaze consomem água extraída de charcos. A falta de água potável coloca em risco a saúde pública, sobretudo nas zonas rurais.
Chitlango garante que caso a Frelimo e o seu candidato presidencial Daniel Chapo, sejam eleitos nas eleições gerais, presidenciais, legislativas e das Assembleias Provinciais (AP) este problema será solucionado.
“A nossa prioridade neste distrito é a abertura de furos de água potável porque a população sofre. Percorre grandes distâncias para encontrar este líquido precioso. Por vezes, consome água tirada dos charcos”, disse Chitlango, em contacto com os residentes de Machaze, a sul da província de Manica.
Referiu que outra acção de governação para os próximos anos naquela região estará centrada na asfaltagem da estrada que liga a zona de Muxúnguè na Estradas Nacional número 1, até Chitobe, sede do distrito de Machaze.
“Está via é muito importante para o desenvolvimento do distrito. Queremos colocá-la em melhores condições de transitabilidade para atrairmos mais investimentos para esta região”, referiu.
“Precisamos de dinamizar a agricultura e aumentar a produção agrícola. Machaze tem um potencial enorme para aumentar a produção da castanha de cajú que é exportado. Queremos que, no futuro tenhamos mais produção e crie mais emprego para jovens. Eles devem encontrar a oportunidade de emprego aqui em Machaze e não se deslocarem para outros países, como a África do Sul a procura de melhores condições de vida”.
O primeiro secretário provincial falou das realizações da Frelimo nos últimos 49 anos. A título de exemplo, mencionou a construção do maior e melhor hospital distrital naquela região, inaugurado nos últimos três anos.
A unidade sanitária, considerada de referência na região sul da província de Manica, atende a população residente no distrito de Mossurize, Chibabava (Sofala) e uma parte da província de Gaza, sul de Moçambique, incluindo uma parte do Zimbabwe.
“São ganhos imensuráveis que resultam do trabalho do governo liderado pela Frelimo. Portanto, se queremos ver mais desenvolvimento devemos votar no partido Frelimo e o seu candidato presidencial, Daniel Chapo, no escrutínio de 09 de Outubro próximo”.
No local, Chitlango fez uma demonstração da posição da Frelimo e Daniel Chapo no boletim de voto.
Apelou a população para aderir em massa as assembleias de voto naquelas que são as VII eleições gerais, presidenciais, legislativas e as IV das Assembleias Provinciais.
No dia 09 de Outubro serão eleitos, para além do Presidente da República, os 250 deputados das Assembleia da República (AR), parlamento moçambicano, membros das Assembleias Provinciais e os governadores de províncias.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg