
Inauguração da estátua de Eduardo Mondlane requalificada em Maputo
Maputo, 03 Out (AIM) – A ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou esta quinta-feira (03), que o governo vai constituir uma equipa técnica para avaliar a recente estátua do arquitecto da Unidade Nacional, Eduardo Mondlane, localizada na avenida com o mesmo nome, no bairro do Alto Maé, cidade de Maputo.
A estátua foi inaugurada em 25 de Setembro último, no quadro das celebrações do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e custou aos cofres do Estado cerca de 22 milhões de meticais (344,3 mil dólares)
Eldevina Materula anunciou o facto em conferência de imprensa, havida em Maputo, para falar sobre a decisão do governo no âmbito da inquietação do público referente à nova estátua Mondlane.
A titular da pasta da Cultura e Turismo reconheceu que a avaliação técnica, que poderá incluir profissionais nacionais e estrangeiros, será feita em resultado das críticas que se levantaram na sociedade, após a inauguração do património cultural.
Entre as várias opiniões expressas nas redes sociais, os cidadãos exigem que a estátua seja removida daquele local, alegando que ela não retracta a real imagem de Eduardo Mondlane e, por essa via, pedem o retorno da antiga, que, segundo eles, possuía mais semelhança.
Materula garantiu que, dentro em breve, a Comissão vai fazer a avaliação da estátua cuja construção foi adjudicada à empresa Arte D’gema, uma agência de arte e galeria.
“Para dar resposta às preocupações dos moçambicanos, será iniciado um processo de avaliação técnica da escultura, cujos resultados e acções de correcções serão comunicados em tempo oportuno”, abonou.
A governante salientou que os executores da estátua de Mondlane podem ser responsabilizados.
“A mesma equipa, que deverá incluir especialistas nacionais e estrangeiros, “vai também definir se, no futuro, haverá responsabilização dos envolvidos na concepção do monumento”, disse.
Questionado sobre o processo de produção da estátua, Pompílio Gemuce, artista responsável pela produção da estátua, da Arte D’gema, reconheceu haver erros técnicos na obra feita na República Popular da China.
“Penso que o alvoroço que se levantou não justifica os erros que lá estão, por isso, a comissão técnica que o ministério propõe vai avaliar se vale a pena ou não”, admitiu Gemuce.
A estátua do herói nacional Eduardo de Mondlane, que tem uma altura de 6,8 metros, albergando na sua estrutura um conjunto de tabuleiros de mármore que retratam a vida e obra do arquitecto da unidade nacional.
(AIM)
FG/sg